Carlos Alberto Franco França substitui Ernesto no Itamaraty

Foi chefe do cerimonial da Presidência E hoje é assessor especial no Planalto

O diplomata Carlos Alberto Franco França será o novo ministro de Relações Exteriores, informou o Palácio do Planalto nesta 2ª feira (29.mar.2021). Substitui Ernesto Araújo, que pediu demissão horas depois de entrar em conflito com senadores. Antes de ser alçado ao comando do Itamaraty atuava como assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência

A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República confirmou em nota a troca de Braga Netto e mais 5 ministros. Serão publicadas em breve no Diário Oficial da União.

Bolsonaro tuitou sobre as modificações em seu perfil.

Carlos Alberto França também foi chefe do cerimonial da Presidência da República. É diplomata de carreira, mas nunca foi embaixador no exterior nem ocupou cargos de chefia no Itamaraty. Nesse quesito, tem  currículo similar ao de Ernesto Araújo. Ambos foram promovidos ao topo da carreira pouco antes de serem alçados ao comando do ministério.

 

 

França disputava a chefia das relações internacionais brasileiras com o também diplomata Luiz Fernando Serra, embaixador na França, e com o almirante Flávio Rocha, que comanda interinamente a Secom (Secretaria de Comunicação Social) do Planalto.

ATUAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL

Carlos Alberto França tem 56 anos e está há 30 na diplomacia. É formado em direito. Antes de assumir o cerimonial da Presidência, ocupou cargo no mesmo setor no Itamaraty.

Exerceu também postos diplomáticos na Bolívia –em duas oportunidades– e no Paraguai. Trabalhou ainda nos Estados Unidos.

Em 2015, França foi promovido: passou de conselheiro a ministro de 2ª classe. Para isso fez a tese “Integração Elétrica Brasil-Bolívia” (leia a íntegra 3,1 MB) aprovada com louvor no Instituto Rio Branco, a escola da diplomacia brasileira, em Brasília. Em novembro de 2019, por decisão do presidente Jair Bolsonaro, tornou-se ministro de 1ª classe. É o topo da carreira, no qual se recebe o título de embaixador ou embaixadora de modo honorífico. A rigor só é embaixador ou embaixadora quem é nomeado pelo presidente para representar o país junto ao governo de outra nação, sendo ou não diplomata de carreira. Quando França foi promovido houve um jantar em um restaurante em Brasília. Bolsonaro compareceu para cumprimentá-lo.

A tarefa de França como ministro das Relações Exteriores é restabelecer a comunicação pacífica com o Congresso Nacional. Ernesto nunca teve uma boa relação com o Senado. Na última semana, a situação se deteriorou, com um embate direto com a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

Capa do livro de Carlos França, sobre energia, de 2015
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também
×