Bolsonaro critica decisões contra a imprensa nas eleições: ‘Potencialização da censura’

Presidente citou decisões do STF e do TSE contra veículos de direita e afirmou que medidas só são tomadas contra um lado

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), criticou nesta quarta-feira (19) o tratamento dado pelo Poder Judiciário a veículos da imprensa de direita e reclamou que há censura do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a meios de comunicação que manifestam apoio a ele.

“Há potencialização da censura, no meu entender, por causa das eleições. O que transparece para a gente, não posso afirmar, é que por parte de alguns do Judiciário há um interesse por um candidato. Tanto é que censura, desmonetização e derrubada de página só existe do nosso lado. Do lado de lá tem barbaridades acontecendo e ninguém toma providência”, disse Bolsonaro em entrevista a um portal de notícias.

O presidente comentou que as ações do Judiciário contra canais que o apoiam o enfraquecem. “Quando você ataca do meu lado, como no caso dos empresários, quando faz busca e apreensão na casa desses empresários, você desestimula as pessoas que estão me apoiando a continuar me apoiando. Entendo que, após as eleições, a gente não sabe o que vai acontecer, isso tudo deve ter um fim.”

Bolsonaro também fez menção a recentes decisões do TSE contra a Jovem Pan. As ordens judiciais proibiram jornalistas e comentaristas do grupo de comunicação de se manifestar livremente sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência.

“Você vê agora a Jovem Pan sofrendo, no meu entender, essas perseguições. [Com isso] você vai despertando pessoas importantes, órgãos de imprensa importantes, e vai acabar mostrando para ele: ‘Olha, o próximo pode ser você. Por enquanto está sendo com os outros, o próximo pode ser você’. E a questão da liberdade de imprensa ou você tem ou não tem”, opinou.

Críticas a Alexandre de Moraes

Durante a entrevista, Bolsonaro fez críticas ao presidente do TSE e ministro do STF, Alexandre de Moraes, por decisões que, de acordo com o chefe do Executivo federal, foram contra a liberdade de expressão.

Bolsonaro defendeu que o Supremo imponha limites a Moraes e disse que todos precisam respeitar o artigo 220 da Constituição, que diz que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição”.

“Alexandre de Moraes tem a posição própria dele. Entendo que a maioria, pensando de acordo com esse dispositivo constitucional, pode chegar no Alexandre de Moraes e botar algum certo limite. Qualquer ministro que tome decisões que extrapolem, todo o Supremo paga a conta”, afirmou o presidente.

“Ele é muito independente. Ele julga as coisas de acordo com a sua conveniência. Até mesmo a questão de censura, que está muito ligada a ele por ser presidente do TSE, não sou de acordo com essas desmonetizações, derrubada de páginas, entre outras medidas. Por quê?”, acrescentou.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte r7
você pode gostar também
×