Bancada eleita no Congresso cria equilíbrio de forças com STF, diz Bolsonaro

Candidato à reeleição ainda disse que a nova distribuição do Congresso daria "agilidade" e "eficácia" na aprovação de pautas

presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em contato com a imprensa na entrada do Palácio do Planalto, na noite deste domingo (9), que a nova configuração do Congresso Nacional cria um “equilíbrio de forças” entre os poderes.

Depois das eleições, realizadas no último dia 2, o PL, partido de Bolsonaro, terá a maior bancada tanto na Câmara, quanto no Senado, a partir de 2023.

“Após as eleições, por termos feito uma grande bancada na Câmara e no Senado, bem mais para o centro-direita, haverá um equilíbrio de forças. O Congresso tá pacificado. Essa grande maioria nossa lá permite darmos agilidade em propostas, eficácia naquilo que nós queremos aprovar” , disse.

O candidato ainda relatou que, se reeleito, pretende se reunir com a presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber.

“O Supremo Tribunal Federal, no meu entender, havendo a reeleição, eu converso com a sua presidente logo depois das eleições, e a gente passa a conversar. Não quero afrontar ninguém. Uma boa conversa com a senhora Rosa Weber, eu entendo que a gente sai pacificado […] O Judiciário vai fazer o seu papel, obviamente, mais irmanado conosco. Chega de problema, de conflito, de mostrar que um é mais importante que o outro”, concluiu.

Cadeiras no STF

Mais cedo, em um podcast, o presidente comentou sobre a possibilidade do aumento de cadeiras no STF e disse que a proposta poderia ser descartada se a Corte “baixar a temperatura”.

“Essa sugestão já chegou para mim [aumentar vagas de ministros no STF]. Falo que todas as sugestões a gente decide depois das eleições. Tenho certeza de que, numa reeleição, o nosso querido Supremo Tribunal Federal, eles vão agir de forma diferente de como agiram até o momento. É impossível eu governar mais quatro anos com o Supremo fazendo ativismo judicial”, disse Bolsonaro.

*Com informações de Gabriel Hirabahasi, Luciana Amaral e Vianey Bentes

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também
×