Pacto Global lança termômetro que mede avanço das empresas em questões de Direitos Humanos

Com a ferramenta, cada empresa poderá fazer um autodiagnóstico inicial sobre temas críticos como igualdade, inclusão, saúde, impactos na comunidade, meio ambiente e clima

Pacto Global da ONU no Brasil anunciou o lançamento da Trilha dos Direitos Humanos, uma ferramenta que funcionará como um termômetro para medir o avanço das questões ligadas a Direitos Humanos dentro das empresas.

Com a ferramenta, criada em parceria com a Proactiva Results, consultoria estratégica em ESG, sustentabilidade e Direitos Humanos, cada empresa poderá fazer um autodiagnóstico inicial sobre sua governança e temas críticos como trabalho decente, igualdade, inclusão, saúde (incluindo saúde mental), impactos na comunidade, meio ambiente e clima.

O objetivo é ajudar as empresas que já são membros do Pacto Global a aprimorar suas ações em Direitos Humanos, com base no diagnóstico particular de cada companhia e também na análise dos dados de todos os membros. O Termômetro de Direitos Humanos Proactiva permitirá às empresas avaliarem sua aderência aos principais parâmetros internacionais de Direitos Humanos, incluindo os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU (POs)

“Recentemente, o Pacto Global da ONU no Brasil lançou o Ambição 2030, programa que cobra das empresas compromissos e metas dentro de temas específicos ligados às questões mais urgentes do Brasil. E Direitos Humanos está no centro de tudo isso”, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. “Essa iniciativa vai nos dar um diagnóstico inicial importante de como o setor privado brasileiro está agindo quando falamos de pessoas”, conclui.

No Brasil, o Pacto Global da ONU já conta com mais de 1.600 participantes, que poderão usar a ferramenta de forma gratuita. O resultado e a mensuração do nível de compromisso com o tema serão calculados automaticamente e apresentados ao fim do preenchimento das 60 perguntas. Serão medidos itens como compromissos públicos, nível de transparência, gestão sobre o tema dentro da operação, procedimentos de identificação e monitoramento de impacto.

O Pacto Global da ONU também terá acesso aos resultados de todas as organizações participantes, o que contribuirá para o desenvolvimento de um relatório de tendências e um guia de boas práticas e princípios orientadores sobre o tema.

Para empresas não signatárias que tiverem interesse em usar o termômetro, o Pacto Global da ONU no Brasil vai disponibilizar 15 vagas. Para se inscrever, acesse o site.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte epocanegocios
você pode gostar também
×