Mais 7.500 alevinos são soltos durante Semana do Meio Ambiente em Araguaína

Tempo estimado para leitura: 3 minuto(s)


Já são 31.500 novos peixes no Lago Azul com a soltura de mais 7.500 alevinos, nesta terça-feira, 22. A ação integra o Projeto Lago Vivo, realizada pela Prefeitura de Araguaína em parceria com a Rede de Supermercados Campelo, e faz parte também da Semana do Meio Ambiente. Até sexta-feira, 25, a programação segue com oficinas com recicláveis, apresentações musicais on-line, limpeza de lixo e concurso de ecologia.

Para a secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Fernanda Ribeiro, esse trabalho ajuda a aproximar a população do lago. “Se há vida, significa que a água não é poluída. Além disso, durante a construção da Via Norte fechamos vários esgotos clandestinos no Neblina e mesmo antes os testes de qualidade da água na região da Praia da Via Lago já indicavam que era própria para banho”.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Entre os alevinos criados em tanques que foram soltos estão os das espécies tambatinga (caranha), piau e surubim. Eles são integrados na natureza com desenvolvimento avançado para ajudar na sobrevivência e consequentemente no crescimento populacional do lago. O monitoramento aponta uma evolução dentro dos parâmetros para alevinos em áreas abertas, sendo que algumas amostras já atingiram mais de um 1 kg.

Outra ação de recuperação da vida no local foi realizada nessa segunda-feira, 21. As equipes do Meio Ambiente plantaram 30 mudas de árvores nativas em uma nascente do Rio Lontra que fica na Via Lago, ao lado da Rua do Bosque. O plantio das espécies de açaí, buriti, imbaúba, ingá, cajá e ypê vão ajudar a evitar erosão e trabalhar a revitalização da área verde.

Pesca esportiva

O projeto também busca a aproximação da população ao lago com a regulamentação da pesca esportiva no local, com regras e documento gratuito disponíveis no site http://pesca.araguaina.to.gov.br/. O morador pode se divertir usando anzol, chumbada, linha, vara ou caniço, molinete, carretilha ou similar, iscas artificiais e naturais, sendo obrigatória a prática do pesque e solte.

Semana do Meio Ambiente

Na tarde desta terça-feira, 22, está sendo realizada uma oficina de recicláveis com as crianças da Creche Cora Coralina, no Setor Costa Esmeralda. Na sequência da semana do Meio Ambiente, na quarta-feira, 23, haverá um Sarau Ambiental on-line, transmitido pelas mídias sociais, tendo como cenário o Eco Parque Cimba. Na quinta-feira, 24, uma limpeza do Lago Azul será realizada, e no encerramento da programação, na sexta-feira, terá o lançamento do Concurso Cidade verde, cidade viva.

Programação

Dia 22 (terça-feira)

8h – Soltura de alevinos para o repovoamento do Lago Azul (Orla da Via Lago);
14h – Oficina de recicláveis (Creche Cora Coralina, Setor Costa Esmeralda).

Dia 23 (quarta-feira)

17h – Sarau Ambiental no Eco Parque Cimba com transmissão nas mídias sociais.

Dia 24 (quinta-feira)

7h – Limpeza do Lago Azul.

Dia 25 (sexta-feira)

15h – Lançamento do concurso Cidade verde, cidade viva (Gabinete da Prefeitura, Setor Anhanguera).

 

Fonte conexaoto
você pode gostar também