Xi Jinping anuncia erradicação da ‘pobreza absoluta’ na China

Tempo estimado para leitura: 2 minuto(s)


PEQUIM, 4 DEZ (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, anunciou nesta quinta-feira (3) que o país “venceu a pobreza absoluta” e formalizou a “vitória” observando que o Comitê Permanente do Politburo uniu e guiou todo o Partido Comunista Chinês e o povo de todos os grupos étnicos no país para isso acontecer.

“Foi a maior e mais poderosa luta contra a pobreza na história da humanidade. Após oito anos de luta contínua, concluímos as principais tarefas para aliviar a pobreza na ‘nova era’ conforme programado”, disse Xi, citado pelo jornal China Daily.

Segundo o líder chinês, “de acordo com os padrões atuais, os pobres nas áreas rurais foram retirados da pobreza e todos os condados pobres foram removidos”.

“A pobreza absoluta e pobreza regional global foram eliminadas com quase 100 milhões de pessoas que saíram da pobreza com “uma importante vitória que o mundo admirou”, acrescentou.

Em 2020, a linha de pobreza absoluta foi estabelecida na China em 4 mil yuans de renda anual, equivalente a cerca de US$1,52 por dia, menos do que US$1,90 definido pelo Banco Mundial.

A meta foi traçada em 2012, na época da ascensão de Xi ao poder.

A formalização, no entanto, ocorre às vésperas de um ano estratégico, pois em 2021 a China irá comemorar o centenário do PCC.

Nas últimas semanas, a agência de notícias estatal Xinhua anunciou que as últimas nove comunidades, todas na província de Guizhou, foram removidas da lista oficial de pobreza absoluta.

(ANSA)

Fonte istoe
você pode gostar também