Nasa diz que missão lunar da Índia é inspiradora, após país perder contato com módulo espacial

Na sexta-feira, pouco antes do pouso, cientistas indianos não conseguiram mais contato com o módulo lunar Chandrayaan-2. Objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua.

A agência espacial americana (Nasa) afirmou neste sábado (7) que a missão indiana é inspiradora, um dia depois de a Índia ter perdido contato com o módulo lunar Chandrayaan-2.

Em uma publicação no Twitter, a Nasa reconheceu a dificuldade de uma missão espacial e disse que espera explorar o sistema solar em parceria com a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) no futuro.

Na sexta-feira, pouco antes do pouso, cientistas indianos perderam o contato com o módulo Chandrayaan-2. Ainda não está claro o que aconteceu com o módulo de pouso Vikram.

O objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua e sobre eventual presença de água no local. O contato com a base foi perdido cerca de 20 minutos depois de iniciado o procedimento de pouso suave, que visa reduzir a velocidade do módulo para garantir uma chegada segura.

Os cientistas da ISRO acompanhavam a missão ao vivo na sede da agência espacial quando o sinal do módulo foi perdido. O pouso do módulo Vikram estava agendado para acontecer às 17h25h. Depois, o jipe Pragyan deveria explorar a superfície lunar entre 20h30 e 21h30.

“A descida do módulo de pouso Vikram estava normal até uma altitude de 2,1 km. Então nós perdemos comunicação. Os dados estão sendo analisados”, disse Kailasavadivoo Siva, responsável pela ISRO.

Missão lunar indiana deveria ter pousado na Lua na sexta-feira (6) — Foto: Arte/G1
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também
×