Coreia do Sul e EUA lançam oito mísseis em resposta a testes norte-coreanos

Por Jack Kim e Soo-hyang Choi

SEUL (Reuters) – A Coreia do Sul e os Estados Unidos disseram ter disparado oito mísseis terra-terra na manhã desta segunda-feira na costa leste sul-coreana, respondendo a uma enxurrada de mísseis balísticos de curto alcance lançados pela Coreia do Norte no domingo.

A ação é uma demonstração da “capacidade e prontidão para realizar ataques de precisão” contra a fonte dos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte ou os centros de comando e apoio, disseram os militares sul-coreanos, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que assumiu o cargo no mês passado, prometeu adotar uma linha mais dura contra a Coreia do Norte e concordou com o presidente dos EUA, Joe Biden, em uma cúpula de maio em Seul, em intensificar exercícios militares conjuntos e sua postura combinada de dissuasão.

A Coreia do Norte realizou uma série de lançamentos de mísseis este ano e Yoon disse que os programas de mísseis e armas nucleares do vizinho do norte atingiram um nível em que representam uma ameaça à paz regional e mundial.

A Coreia do Sul “continuará a construir capacidades de segurança fundamentais e práticas e deter as ameaças nucleares e de mísseis do Norte”, disse Yoon em um evento para o Memorial Day sul-coreano.

Os militares de Coreia do Sul e Estados Unidos dispararam oito mísseis terra-terra durante cerca de 10 minutos a partir das 4h45 de segunda-feira (horário local) em resposta aos oito mísseis disparados pela Coreia do Norte no domingo, informou a Yonhap.

Uma autoridade do Ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou que oito Sistemas de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS) foram disparados.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte istoe
você pode gostar também
×