Coreia do Norte provavelmente desenvolveu dispositivos nucleares para mísseis, diz relatório da ONU

Tempo estimado para leitura: 2 minuto(s)


NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – A Coreia do Norte está indo adiante com seu programa de armas nucleares e diversos países acreditam que o governo local “provavelmente desenvolveu dispositivos nucleares miniaturizados que cabem nas ogivas de seus mísseis balísticos”, segundo um relatório confidencial da ONU.

O relatório de um painel independente de especialistas que monitoram as sanções da ONU diz que os países – que não foram identificados – acreditam que os testes nucleares da Coreia do Norte no passado provavelmente ajudaram o país a desenvolver seus dispositivos em miniatura. O governo de Pyongyang não conduz um teste nuclear desde setembro de 2017.

O relatório interino, visto pela Reuters, foi submetido ao comitê de sanções à Coreia do Norte do Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 membros, nesta segunda-feira.

“A República Democrática Popular da Coreia continua seu programa nuclear, inclusive com a produção de urânio altamente enriquecido e a construção de um reator experimental de água leve. Um país afirmou que a Coreia está seguindo adiante com a produção de armas nucleares”, diz o documento.

A missão norte-coreana para a ONU em Nova York não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre o relatório da ONU.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse na semana passada que não haverá mais guerra já que as armas nucleares do país garantem sua segurança apesar das pressões externas ao país.

Fonte reuters
você pode gostar também