Coreia do Norte dispara míssil balístico não identificado e causa pânico na região

Autoridades do Japão pediram a moradores do norte do país que se escondessem em abrigos subterrâneos

Tempo estimado para leitura: 1 minuto(s)


O Exército da Coreia do Sul e o serviço da guarda costeira do Japão fizeram um alerta nesta terça-feira (4, noite de segunda-feira no Brasil) de que a Coreia do Norte havia disparado um míssil balístico não identificado em direção ao leste.

Esse lançamento ocorre em meio a exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos e se soma a uma série recorde de testes de armas realizados neste ano pela Coreia do Norte.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O Japão reagiu com a emissão de um alerta que pedia a alguns moradores que se escondessem em abrigos, em função do perigo que o míssil balístico representa.

“A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Por favor, evacuem para edifícios ou abrigos subterrâneos”, disse o governo em um alerta emitido às 7h29 (19h29 de segunda-feira em Brasília).

A emissora nacional japonesa NHK disse que o alerta estava em vigor para duas regiões do norte do país.

Autoridades sul-coreanas e americanas também alertaram há meses para o fato de que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, se prepara para realizar outro teste nuclear. Representantes dos dois países disseram acreditar que isso pode acontecer logo após o próximo congresso do Partido Comunista da China, em 16 de outubro.

A Coreia do Norte, alvo de várias sanções da ONU pelos programas de armas, normalmente procura maximizar o impacto geopolítico dos testes em momentos propícios.

Fonte r7
você pode gostar também
×