EUA: Temporada de avalanches mais mortal em anos tem Covid-19 entre as causas

Até agora, nesta temporada de inverno, 36 pessoas morreram em avalanches nos Estados Unidos, de acordo com o Colorado Avalanche Information Center

A pandemia do coronavírus causou estragos na economia, no sistema de saúde e nas escolas dos Estados Unidos. Alguns especialistas afirmam que ele também é o culpado pelo recente aumento nas mortes por avalanches.

Até agora, nesta temporada de inverno, 36 pessoas morreram em avalanches nos Estados Unidos, de acordo com o Colorado Avalanche Information Center (CAIC), batendo o recorde estabelecido em 2008 e alcançado novamente em 2010.

Mas uma combinação única de tendências relacionadas ao clima e à pandemia pode levar os EUA a quebrar o recorde. Aqui está o porquê:

O clima cria condições de avalanche…

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) afirma que os três fatores necessários para que uma avalanche ocorra são uma encosta, uma camada de neve e um gatilho. A inclinação é óbvia. Mas a camada de neve se refere ao acúmulo de neve no solo.

Cada tempestade traz um tipo diferente de neve, que se forma em camadas. Este ano, as camadas mais fracas estão no fundo, enquanto as camadas mais fortes estão no topo. Isso cria uma superfície incrivelmente instável, diz Brian Lazar, vice-diretor do CAIC.

“Este ano estamos vendo uma neve acumulada muito perigosa, o tipo de condições únicas que ocorrem apenas uma vez a cada 10 anos ou mais”, disse Lazar à CNN. “Essa estrutura é altamente propícia à produção de avalanches.”

“Como qualquer estrutura, você não quer seus materiais mais fracos na parte inferior, então, quando você constrói uma estrutura de neve com camadas mais fracas sob camadas mais fortes, é a condição perfeita para produzir avalanches”, disse ele.

Lazar diz que os efeitos da mudança climática –em particular, longos períodos de seca seguidos por eventos de precipitação intensa– contribuíram para a fraca acumulação de neve nesta temporada.

“Este ano foi caracterizado por uma queda de neve no início da temporada que ficou grudada no solo, seguida por um período de seca bastante pronunciada, e quando você tem esses períodos de seca durante o frio, condições claras, isso transforma a neve existente no solo em camadas fracas”, disse ele .

…Mas são as pessoas que as acionam

Cerca de 90% dos acidentes de avalanche são desencadeados pela vítima ou alguém do grupo da vítima, de acordo com o Utah Avalanche Center.

Com a pandemia do coronavírus ainda devastando os Estados Unidos, mais pessoas do que nunca estão indo para as montanhas para desfrutar da natureza e evitar multidões, onde o vírus se espalha. Muitos estão praticando esqui, snowboard e snowmobile.

Snow Trails, um resort de esqui em Mansfield, Ohio, teve um aumento de 60% no número de visitantes em comparação com a temporada de inverno do ano passado, disse o porta-voz Nate Wolleson à CNN.

É uma tendência que se estende por todo o país, incluindo muitos parques públicos e nacionais, de acordo com o Dr. Karl Birkeland, diretor do Centro Nacional de Avalanche do Serviço Florestal dos EUA.

Embora mais visitantes geralmente seja uma coisa boa, a fraca camada de neve nesta temporada tornou os esportes de inverno muito mais perigosos –especialmente no interior, onde avalanches são comuns.

“Estamos vendo um aumento dramático no uso de nossas terras públicas, então há mais pessoas esquiando e praticando snowboard, e isso significa que há mais gatilhos potenciais”, disse Birkeland. “A pandemia definitivamente aumentou o número de pessoas indo para o interior, o que aumentou nossa exposição a acidentes de avalanche em potencial.”

O meteorologista da CNN, Derek Van Dam, concordou com a avaliação de Birkeland, dizendo que a fraca camada de neve combinada com uma maior taxa de tráfego no interior contribuíram para o aumento das mortes por avalanches nesta temporada.

“As pessoas simplesmente querem recriar ao ar livre e evitar grandes multidões”, disse ele. “O esqui proporciona essa fuga até certo ponto.”

Mas muitas dessas pessoas não têm experiência em esportes de inverno, não estão familiarizadas com o terreno e não têm equipamento de resgate de avalanches, disse Craig Gordon, um analista do Utah Avalanche Center.

Ele sugere que os visitantes verifiquem as previsões de avalanche antes de embarcar em aventuras e carreguem equipamentos de segurança, como pás e faróis, que emitem sinais de rádio usados para localizar as vítimas enterradas.

“Não importa o que você planeja fazer, certifique-se de obter o equipamento, o treinamento, a previsão e sair do caminho perigoso”, disse Gordon.

*Texto traduzido, clique aqui para ler o original

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também
×