Castillo toma posse como presidente do Peru e fala em reformular a Constituição

Cerimônia contou com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro Carlos França

O professor e líder sindical Pedro Castillo, do partido socialista Perú Livre, foi oficialmente empossado como presidente do Peru nesta 4ª feira (28.jul.2021), em Lima. Ele foi declarado como o candidato vencedor na 2ª feira (19.jul), mais de um mês depois da eleição realizada em 6 de junho.

Entre aplausos, saudou seus “irmãos dos povos originários, irmãos patrulheiros e irmãos professores” e anunciou um projeto para reformular a Constituição peruana. “Juro pelos povos do Peru, por um país sem corrupção e por uma nova Constituição”, disse.

Era esperado que os novos ministros tomassem posse junto com o presidente, mas, momentos antes do início da cerimônia, ele informou que os nomes só seriam divulgados a partir de 6ª feira (30.jul), o que aumentou as incertezas sobre a formação do gabinete.

No 1º discurso no cargo, disse querer investir na mineração, na indústria e aumentar os orçamentos da educação e agricultura. “É a 1ª vez que este país será governado por um campesino”, afirmou.

Também falou sobre desigualdades sociais que “começaram com a era colonial e ainda persistem” e afirmou que não vai morar na residência presidencial oficial, que será cedida para o Ministério da Cultura.

Na posse, estavam presentes o vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França; o presidente da Argentina, Alberto Fernández; o presidente da Bolívia, Luis Arce; o rei da Espanha, Felipe 6º; o presidente do Equador, Guillermo Lasso; o chanceler do Equador, Mauricio Montalvo e o chanceler do Uruguai, Francisco Bustillo.

Castillo foi eleito com 50,1% dos votos, enquanto sua opositora, Keiko Fujimori do partido de extrema-direita Fuerza Popular, recebeu 49,8%. A diferença foi de, aproximadamente 44.000 votos.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também
×