Argentina: boca de urna aponta vitória de Alberto Fernández em primárias

Tempo estimado para leitura: 2 minuto(s)


O resultado das primeiras pesquisas de boca de urna das primárias na Argentina apontam a vitória da chapa de Oposição formada pelo candidato à presidência Alberto Fernández e pela vice Cristina Kirchner ante o atual presidente Mauricio Macri.

As eleições primárias foram realizadas neste domingo (11.ago.2019) e tiveram alta taxa de comparecimento: 75% dos eleitores votaram, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Os números exatos não foram divulgados devido determinação da juíza federal Maria Servini de Cúbria, que permitiu apenas a publicação de quem lidera a disputa para evitar problemas registrados em anos anteriores.

A apuração acontecia praticamente em tempo real, causando revolta por conta da variação que acontecia quanto demais redutos era apurados. Para evitar isto, a juíza autorizou que os resultados da apuração extraoficial (feita pelos partidos) fosse divulgada a partir das 21h. Os números oficiais devem ser tornados públicos apenas quando 10% dos votos forem apurados.

As eleições deste domingo são prévias para o pleito marcado para 27 de outubro. Só avançam para esta etapa as chapas que obtiverem 1,5% dos votos.

Em outubro, além da disputa presidencial, os argentinos renovarão metade da Câmara, 1/3 do Senado e grande parte dos governos locais. Já no 2º turno, marcado para 24 de novembro, elegem presidente, governadores de província e prefeito de Buenos Aires.

Fonte poder360
você pode gostar também