30 de maio, quinta-feira

Aqui estão os principais assuntos para você ficar bem-informado.

Tempo estimado para leitura: 4 minuto(s)


O brasileiro terá hoje uma estimativa de como anda a economia do país, com a divulgação dos dados do primeiro trimestre do PIB. Analistas esperam um resultado ruim. O STF decidirá se o governo pode vender estatais sem a autorização do Congresso. Aprovada na Câmara, a MP que altera o Código Florestal está condenada, pois o presidente do Senado antecipou que não pautará a medida, que vai perder validade na segunda-feira. Em São Paulo, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, dará uma palestra em evento concorrido. Veja também as detentas que fizeram poesia em sarau de três anos e as estreias nos cinemas.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

PIB

Sai hoje o resultado do primeiro trimestre do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Analistas esperam um resultado ruim.

Em 2018, o PIB cresceu 1,1%: em valores correntes totalizou R$ 6,8 trilhões. O desempenho da economia brasileira no ano foi decepcionante diante das expectativas iniciais.

G1 vai repercutir os dados do PIB com textos, fotos, vídeos e personagens.

Venda de estatais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá nesta quinta-feira se o governo federal pode vender estatais sem a autorização do Congresso Nacional. A decisão a ser tomada também valerá para governos estaduais e prefeituras.

Na prática, os ministros vão decidir se referendam ou derrubam uma decisão liminar (provisória) concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski no ano passado. Pela decisão do ministro, o governo não pode vender estatais sem o aval do Poder Legislativo.

Código Florestal

Por 243 votos a 19, a Câmara dos Deputados aprovou ontem a medida provisória 867, que altera o Código Florestal. O texto segue para o Senado Federal. Mas o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou que não pautará a MP, que perde a validade na próxima segunda-feira (3).

“Informo aos senadores e senadoras que não convocarei amanhã (quinta, 30) sessão deliberativa para apreciarmos essa MP. Este presidente cumprirá o acordo construído com vários lideres partidários. Nós não faremos a votação da referente MP”, disse Alcolumbre.

Combate a fraudes no INSS

A Câmara dos Deputados concluiu no início desta madrugada a aprovação da medida provisória (MP) que cria programas de combate a fraudes na Previdência Social. Com a conclusão, o texto segue para análise do Senado. A MP foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro em 18 de janeiro e perderá validade na próxima semana.

O ministro do STF Luís Roberto Barroso afirmou em entrevista à GloboNews, na noite de ontem, que não existe risco de crise institucional no Brasil entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Nenhum risco [de crise institucional]. Não vejo. Nós temos turbulências políticas. Acho que as instituições foram capazes de resolver todas as crises. Acho que estamos vivendo um momento institucionalmente complexo. Não vejo conflito entre poderes”, disse Barroso ao responder sobre as dificuldades do governo Bolsonaro em aprovar medidas no Congresso.

Ele afirmou também que as manifestações registradas no país neste mês são normais em uma democracia e ‘tudo o que nós sonhávamos’.

Produção industrial

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga a pesquisa “Produtividade na Indústria”, referente ao primeiro trimestre de 2019. Pela primeira vez, a pesquisa trará dados de evolução de produtividade em setores da indústria de transformação no período de 2008 a 2018. A produtividade é resultado da divisão da quantidade produzida pelas horas trabalhadas.

A produção industrial brasileira registrou em março uma queda de 1,3%, na comparação com fevereiro.

Obama em São Paulo

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dá palestra hoje em São Paulo, em um evento concorrido (ingressos esgotados) sobre economia e negócios digitais. O democrata vai falar durante a São Paulo Expo, na Zona Sul. O G1 vai acompanhar.

Acidente no México

Ao menos 21 pessoas morreram quando um caminhão colidiu com um ônibus lotado de católicos provocando o incêndio dos dois veículos, no estado mexicano de Veracruz.

Poesia na prisão

Detentas de penitenciária de SP lançam livro de poesia: “De nada adianta ser uma lâmpada apagada se não for para brilhar”, diz uma delas. Veja o vídeo. Obra reúne textos produzidos durante três anos de sarau na Penitenciária Feminina da Capital.

Simone Gutierrez

No ar em “Órfãos da Terra”, Simone Gutierrez fala sobre adoção: ‘Filho tem que nascer do coração’. Aline, personagem da atriz, supera depressão e decide entrar na fila para adotar a tão sonhada filha.

Fonte G1
você pode gostar também
×