Wanderlei autoriza repasse direto do transporte escolar e reforça autonomia dos prefeitos

Governo também vai repassar R$ 278 milhões, em três parcelas, para obras estruturantes.

Tempo estimado para leitura: 3 minuto(s)


Com pouco mais de 60 dias à frente do Governo do Estado, o governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) tem alinhado seu discurso para atender as perspectivas dos gestores municipais e lideranças políticas.

Durante a assinatura das primeiras 52 ordens de repasse de recursos aos municípios, na tarde desta terça-feira (28), Wanderlei fez questão de agradecer nominalmente os senadores e deputados federais pelo empenho e recursos destinados ao Tocantins.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Ele ainda ressaltou que todos os 139 municípios serão contemplados pelo programa e que cada prefeito irá definir como os recursos deverão ser aplicados. Ao todo, serão repassados 278 milhões, em três parcelas, para aplicação em obras de infraestrutura. “O pagamento é feito pelo estado, mas as prioridades são elencadas pelos municípios”, disse Wanderlei.

DINHEIRO DO TRANSPORTE ESCOLAR

Na ocasião, o governador, atendendo a uma demanda da deputada federal Professora Dorinha (DEM) e do presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges (DEM), autorizou o repasse direto dos recursos do transporte escolar aos municípios.

O anúncio foi comemorado pela deputada e gestores municipais presentes do evento. Dorinha falou sobre a importância do repasse direto.

“Essa é uma ação correta. O dinheiro é federal e quem faz o transporte é o município. Quando fui secretária, eu dava autorização para o repasse direto, mas o governo ficava retendo o dinheiro. Agora o Wanderlei autorizou o secretário e basta um comunicado direto ao FNDE. Quem precisa de celeridade para executar esses pagamentos são os prefeitos e esse repasse direto é extremamente justo”, afirmou a parlamentar.

Dorinha também comentou sobre o reconhecimento de toda bancada. “O governador, logo que assumiu, esteve em contato com a bancada federal, reforçando a disposição de trabalhar e unificar toda bancada, fazendo justiça aos recursos aportados”, pontuou.

Em entrevista ao AF Notícias, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do bom relacionamento com os vereadores, prefeitos e com a bancada federal para o desenvolvimento do estado.

“Nós vamos trabalhar em parceria com os municípios. Exemplo disso é essa questão do transporte escolar. Toda vida foi feito para o estado, depois repassado aos municípios. Vamos autorizar que esses repasses sejam feitos de forma direta aos prefeitos, dando aos gestores essa autonomia. Na área de infraestrutura da mesma forma. Nos temos confiança nos gestores municipais e vamos fazer a transferência de recursos para que eles possam executar obras e melhorar suas cidades. Nosso objetivo é esse! Fazer com que os prefeitos sejam atendidos e as cidades e nossos munícipes sejam atendidos da melhor maneira”, afirmou Wanderlei.

Os prefeitos aplaudiram o discurso e as ações do governador / Foto: AF Notícias
você pode gostar também