Primeira-dama Karynne Sotero recebe coleção “Ouro do Cerrado”; peças farão parte do acervo cultural do Estado

-- Publicidade --

“Essas peças terão um lugar especial aqui no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos”. Essa foi a reação da primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, ao receber nesta quarta-feira, 20, a coleção Ouro do Cerrado, composta por cinco vestidos confeccionados em crepe dourado com adornos desenvolvidos a partir do capim-dourado.

As peças são assinadas pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho e foram lançadas em desfile na programação da Festa da Colheita do Capim-Dourado, realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no povoado Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão, com apoio do Governo do Tocantins. O estilista foi contratado pela Secretaria da Cultura, a pedido da comunidade local.

A primeira-dama Karynne Sotero explicou que o capim-dourado é uma referência para o Tocantins e essas peças terão um lugar especial no Palácio e, para isso, serão confeccionados expositores especiais para preservar as peças em virtude da representatividade das mesmas e do artista que assina a coleção. “É uma grande satisfação e orgulho do artista tocantinense que leva o nome do nosso Estado para o mundo. Então esses vestidos terão um lugar especial aqui no Palácio”, afirmou Karynne Sotero, ressaltando ainda que as peças serão incluídas em vários eventos de renome nacional e até fora do País, como forma de divulgar as riquezas e a arte do povo tocantinense.

Luiz Fernando informou que mora em Palmas e que, desde 2021, trabalha no sentido de expandir o uso do capim-dourado na moda. “Sabemos que a moda é importante para a vida da humanidade como um todo e, quando unimos cultura com moda, o resultado é muito bom. Quando produzimos essa coleção intitulada Ouro do Cerrado o resultado foi gigantesco, e é motivo de alegria participar desse projeto”, salientou o estilista, lembrando que, a partir de agora, o destino das peças é as passarelas do Brasil, no entanto, as mesmas pertencem ao acervo de cultura do Estado.

O secretário de Estado da Cultura, Sebastião Pinheiro, destacou que essa coleção é resultado do apoio que o Governo do Tocantins tem dado ao setor cultural, principalmente a partir da recriação da Secretaria de Estado da Cultura. “Estamos ainda nos estruturando, mas fazendo todo o esforço possível para apoiar e fomentar a rica cultura tocantinense. O capim-dourado é o cartão-postal do Tocantins e, agora, vamos expor essas peças não só aqui no Tocantins, mas também em outros eventos no País para mostrar a riqueza do Tocantins”, frisou, ressaltando que o estilista conseguiu conectar sonho, identidade cultural e tradição à moda de uma forma exuberante, sensível e respeitosa.

Ouro do Cerrado

A Coleção Ouro do Cerrado é composta por cinco vestidos, em diferentes tamanhos e cortes, feitos com 27 metros de crepe prada dourado. O tecido escolhido para a criação de cada um ganhou o toque especial dos bordados, com cerca de 980 peças desenvolvidas a partir de 17 kg de capim-dourado.

As peças apresentadas na coleção, lançada como parte da programação da Festa da Colheita, foram costuradas e bordadas pelo estilista Luiz Fernando Carvalho, profissional escolhido pela comunidade. Anteriormente, o artista já havia contado com o incentivo e a parceria do Governo do Tocantins, desenvolvendo uma peça exclusiva, também criada com a matéria-prima e utilizada por misses do Estado. Durante o processo de costura, Luiz Fernando, que é natural de Guaraí, decidiu ficar imerso no povoado, berço do artesanato em capim-dourado. O artista explica que pensou em modelos sofisticados, mas usuais, e que contou com o envolvimento de pelo menos 50 pessoas para que todo o projeto pudesse ser executado desde o início.

Também participaram do ato de entrega das peças os secretários de Estado do Turismo, Hercy Filho; da Indústria, Comércio e Serviços, Humberto Lima; o presidente do Naturatins, Renato Jaime; além da deputada estadual Claudia Lelis.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Encontro ocorreu nesta quarta-feira, 20 – Loise Maria/Governo do Tocantins
Primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, recebe o estilista Luiz Fernando Carvalho – Loise Maria/Governo do Tocantins
Secretário de Estado da Cultura, Sebastião Pinheiro disse que o capim-dourado é o cartão-postal do Tocantins – Loise Maria/Governo do Tocantins
O estilista Luiz Fernando Carvalho disse que o destino da coleção é as passarelas do Brasil e do mundo – Loise Maria/Governo do Tocantins
A primeira-dama Karynne Sotero explicou que o capim-dourado é uma referência para o Tocantins – Loise Maria/Governo do Tocantins
Primeira-dama Karynne Sotero recebe a coleção de cinco vestidos confeccionados com adornos em capim-dourado – Loise Maria/Governo do Tocantins
Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também