Outubro Rosa tem programação especial na Aleto

Tempo estimado para leitura: 2 minuto(s)


O movimento de conscientização para detecção precoce do câncer de mama, denominado Outubro Rosa, tem programação especial aberta ao público nesta semana na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

Na terça-feira, dia 18, às 08h30, haverá apresentação do Coral Rosa, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, na entrada principal da Casa. Em seguida, os deputados realizam sessão ordinária no plenário. O Coral Rosa é subsidiado com recursos da Lei de Amparo à Cultura, do governo federal.

No mesmo dia, às 14 horas, será realizado um culto de ação de graças na Sala de Oração, localizada no subsolo da Assembleia Legislativa. Durante o culto, várias servidoras darão testemunhos do sucesso na luta contra o câncer de mama.

No dia 19, quarta-feira, com início às 08h30, haverá uma sessão especial de ginástica laboral para as servidoras da Assembleia Legislativa, sendo importante ressaltar que a prática de exercícios físicos é fundamental na prevenção do câncer de mama, assim como de outras doenças.

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção do câncer de mama – o laço cor de rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komem for the cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alteração do bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou região embaixo dos braços (axilas).

Fonte portalstylo
você pode gostar também
×