Megaoperação mobiliza mais de 200 agentes de segurança para conter onda de homicídios em Palmas

Vários bloqueios foram realizados em pontos estratégicos da capital.

Com o objetivo de trazer mais paz e tranquilidade à população de Palmas, a Polícia Civil (PC-TO), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Penal, Guarda Metropolitana e demais órgãos estaduais e municipais deflagraram uma grande operação de combate à criminalidade que foi concentrada, sobretudo, na região sul de Palmas nesta quinta-feira, 1º de junho.

A operação ‘Todos pela Vida – Palmas Segura’, que reuniu um grande efetivo de todas as forças de segurança, com apoio de agentes do Detran e da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), teve início às 16 horas, com uma breve reunião no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, onde foram acertados os detalhes para as incursões a serem realizadas.

Mobilização

Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, e o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, detalharam todos os aspectos da operação. Em seguida, o efetivo composto por mais de 200 agentes de segurança, entre policiais civis, militares, penais, rodoviários federais, guardas metropolitanos, agentes do Detran e da Sesmu, se deslocaram até os pontos previamente estabelecidos na região sul de Palmas.

Operação ‘Todos pela Vida – Palmas Segura’

Abordagens, apreensões e prisões

Durante mais de cinco horas, os agentes de segurança realizaram centenas de abordagens veiculares e revistas pessoais em dezenas de indivíduos suspeitos, em vários em bloqueios efetuados na Avenida Teotônio Segurado, na BR-010, na região de Taquaralto, na saída para Porto Nacional e cruzamentos de setores da região sul da capital.

No decorrer das abordagens, em um dos bloqueios, policiais militares foram informados que na Avenida Teotônio Segurado, sentido norte-sul, na altura do Estádio Nilton Santos, dezenas de condutores de motocicletas haviam parado nas imediações da Avenida a fim de evitar um dos bloqueios montados próximo ao Ribeirão Taquaruçu.

Desse modo, os militares foram até o local, onde passaram a abordar os motociclistas, quando notaram que um homem que levava o filho menor na garupa, demonstrou inquietação ao perceber a aproximação dos policiais, fato que despertou a atenção dos agentes e resultou na localização de um revólver calibre 38, carregado com cinco munições intactas. Diante dos fatos, o homem, de 43 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e conduzido até a Central de Atendimento da Polícia Civil.

Ainda durante a realização das ações, foram apreendidos e removidos vários veículos que estavam em situação irregular, os quais foram encaminhados para o pátio da empresa responsável pela guarda dos mesmos.

Objetivos alcançados

O secretário Wlademir Mota Oliveira explica que a operação ‘Todos Pela Vida – Palmas Segura’ já trouxe resultados exitosos e expressivos, o que demonstra o comprometimento e a união das forças de segurança em torno do bem comum, que é a proteção da população de Palmas.

“Em seu primeiro dia de ações voltadas ao combate à criminalidade, a referida operação já trouxe mais tranquilidade a toda comunidade palmense que pode perceber a efetiva presença das forças de segurança, unidas e integradas, com o intuito de trazer mais segurança e paz social a todos os palmenses. Nesse sentido, a operação ‘Todos pela Vida – Palmas Segura’ terá continuidade ao longo dos próximos dias no sentido de conter a criminalidade, sobretudo, os crimes contra à vida”, ressaltou o gestor da SSP/TO.

Já o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, frisou que a operação ‘Todos Pela Vida – Palmas Segura’ é mais uma ação efetiva que visa propiciar a segurança que todos os cidadãos de Palmas precisam ter a fim de realizar suas ações cotidianas normalmente e com segurança.

“As forças de segurança do Tocantins estão irmanadas e com um único objetivo que é o de garantir a segurança e a proteção aos cidadãos de Palmas. Nesse sentido, a Polícia Civil do Tocantins, com apoio da Polícia Militar e das demais forças, não medirá esforços até que todos os envolvidos com os recentes episódios de violência sejam devidamente identificados, presos e colocados à disposição da Justiça”, destacou o chefe da Polícia Civil.

Na avaliação do chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, Coronel Cláudio Tomaz, a operação desencadeada nesta quinta-feira já surte um efeito positivo, pois demonstra a disposição e o compromisso das forças de segurança no combate ao crime e na manutenção da paz e da segurança de todos.

“Somente nas primeiras horas de deflagração da operação, foi possível efetuar apreensões de armas de fogo, prisões, bem como transmitir a toda a população que a Polícia Militar, a Polícia Civil e as demais forças de apoio estão empenhadas no combate a todo e qualquer tipo de ilícito e na identificação e captura de indivíduos que tenham envolvimento com a criminalidade”, frisou.

O secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, reiterou que a Polícia Penal está a postos para contribuir com as demais forças, no sentido de combater a criminalidade. “No que depender dos policiais penais, essa região em breve voltará a ter dias de paz”, destacou.

“Nossos agentes de trânsito e a Guarda Metropolitana estarão sempre presentes no sentido de contribuir e trazer a segurança para a sociedade palmense”, finalizou o secretário da Sesmu, Agostinho Araújo Júnior.

Agentes de segurança realizam bloqueios / Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte afnoticias
você pode gostar também
×