Maior peregrinação do Tocantins, Romaria do Senhor do Bonfim é cancelada por causa da pandemia

Romaria é realizada há mais de 200 anos em povoado perto de Natividade.No ano passado, cerca de 500 mil pessoas passaram pela região nos 11 dias do evento.

A diocese de Porto Nacional confirmou na noite desta segunda-feira (29) o cancelamento da edição de 2020 da Romaria do Senhor do Bonfim. O evento reúne a maior peregrinação religiosa em todo o estado e é realizado há mais de 200 anos no povoado do Senhor do Bonfim, perto de Natividade. A tradição é tão antiga quanto o município, que foi o primeiro a ser fundado no território que hoje pertence ao Tocantins.

O motivo do cancelamento é a pandemia do novo coronavírus. Não há como realizar a peregrinação sem que haja aglomerações. No ano passado, por exemplo, a romaria atraiu cerca de 500 mil pessoas nos 11 dias de evento. Ele estava previsto para o começo de agosto.

A tradição é de que os romeiros saem do centro de Natividade a pé ou de bicicleta para ir até o povoado. São 23 quilômetros de distância de um ponto a outro. Como demonstração de fé, muitos optam por percorrer caminhos ainda mais longos, com moradores de Gurupi, Porto Nacional e em alguns casos até Palmas indo ao local caminhando ou pedalando. As distâncias frequentemente chegam próximas a 200 km.

Romeiros caminham até o povoado do Bonfim, em Natividade (TO) — Foto: Elisangela Farias/G1

A tradição veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no Brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país. A Diocese ainda não informou se fará celebrações na internet ou alguma outra forma de homenagem em 2020.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também
×