Governo do Tocantins entrega 735 computadores que vão beneficiar 1.859 estudantes

Tempo estimado para leitura: 4 minuto(s)


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou nesta terça-feira, 11, mais de 700 Chromebooks, que são um novo tipo de computador projetado para ajudar a realizar tarefas de modo mais rápido e que vão beneficiar 20 escolas da rede estadual. O governador Wanderlei Barbosa participou da entrega, que ocorreu na sala de reuniões, da sede da Seduc, localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas, e reforçou o compromisso da gestão com a educação, sobretudo, do ensino profissional técnico.

“Fazemos essa entrega com muita alegria para levar tecnologia às escolas e facilitar a vida do estudante e também dos nossos profissionais de educação. Vamos fazer muito mais pela educação e investir tanto na estrutura física das unidades escolares quanto na valorização dos nossos professores”, afirmou Wanderlei Barbosa.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio federal com o Programa Brasil Profissionalizado em contrapartida com o Estado, totalizando um investimento no valor de R$ 2.022.636,48. Com essa entrega, serão beneficiados estudantes de unidades de ensino das Diretorias Regionais de Educação em Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

São 20 unidades escolares que ofertam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, do Ensino Médio Integrado (EMI); do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja); e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O projeto de equipar as escolas está sendo implementado na atual Gestão, o que, para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, é uma marca da atual administração. “Essa entrega é fruto de um trabalho conjunto. São 20 escolas que serão beneficiadas hoje com computadores e que ajudarão muito na educação estadual. Fico grato em participar desse momento e parabenizo toda a equipe pelo trabalho, pois só fazemos boa educação com pessoas qualificadas e comprometidas. A nossa proposta é que todas as escolas da rede pública estadual sejam equipadas a partir de 2023”, ressaltou o secretário de Estado da Educação.

A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc, Cristiane Pina, mencionou que o momento é de muita comemoração, já que a Seduc trabalha na aquisição dos equipamentos desde 2008. “Nós conseguimos fazer uma mobilização, uma força-tarefa dentro da pasta. Foi um trabalho de muitas mãos e esforço para que o projeto fosse executado. Conseguimos graças à determinação e à liderança da atual gestão. Tudo isso é um anseio, não somente da equipe da Seduc, mas também dos nossos professores e alunos”, celebrou Cristiane.

No município de Ponte Alta, na região do Jalapão, os computadores serão direcionados para o Colégio Estadual Odolfo Soares. A diretora da unidade de ensino, professora Kátia Maria Tavares, expressou que os Chromebooks irão ajudar de forma significativa na educação dos alunos da cidade, que precisam muito de incentivo tecnológico. “É um momento de muita alegria receber mais uma ferramenta que, com certeza, contribuirá muito para o aprendizado dos alunos. A expectativa é imensa com mais essa ferramenta que vai somar”, afirmou a diretora.

Já o diretor do Colégio Agropecuário de Natividade, Odair José Moura, comentou sobre a aquisição dos equipamentos e como eles possibilitam o ensino dinâmico, contribuindo para melhorias no ensino como um todo e mais ainda no profissionalizante. “A nossa escola é uma instituição profissionalizante e nós sabemos hoje que esse tipo de ensino precisa estar mais conectado do que nunca. Nós trabalhamos com um curso agropecuário, que atualmente é um setor que oferece inúmeras ferramentas que estão disponíveis na internet, principalmente quando trabalhamos com agricultura de precisão. Esses equipamentos ajudarão muito os nossos alunos”, destacou Odair.

Os Chromebooks são armazenados em um carrinho de recarga. Cada carro de recarga comporta 40 computadores, que podem ser recarregados de forma simultânea e célere. O Chromebook se difere do notebook, por exemplo, por possuir sistema específico, operando sobre um hardware focado, o que possibilita melhor performance em execução, que vai do uso de sistema e programas, ao acesso à internet. Essa ação está promovendo a inclusão digital de 1.859 estudantes, distribuídos em 23 cursos técnicos, que têm a tecnologia como um dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica.

Fonte portalstylo
você pode gostar também
×