Com atuação do Corpo de Bombeiros, primeiro final de semana da Temporada de Praia 2024 é tranquilo no Tocantins

-- Publicidade --

O primeiro final de semana da Temporada de Praia 2024 teve índice zero de ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). As equipes da corporação estiveram presentes nas principais áreas balneares do Estado, somando 27 praias atendidas, sendo 17 com bombeiros militares e as demais com supervisão de rondas em praias e cachoeiras onde estão presentes os guarda-vidas civis contratados pelas prefeituras. Os próprios banhistas já escolhem ir para as regiões onde há guarda-vidas militares, comprovando que os cidadãos estão cada vez mais conscientes da importância de aliar segurança e diversão no mesmo sentido.

Essa constatação foi observada em Araguanã, no norte do Tocantins, uma das praias mais movimentadas do final de semana. A cidade fica a cerca de 100 km de Araguaína e teve milhares de banhistas na Praia Grande, onde, para chegar, é preciso fazer uma travessia com embarcação do tipo voadeira. A distância é de cerca de mil metros entre as margens da parte urbana com a área de lazer, onde se pode acampar, tem estrutura para show e barracas para alimentação.

No local, o CBMTO manteve uma equipe de bombeiros militares com embarcação, e ainda contou com seis guarda-vidas municipais apoiando no final de semana. A praia é oficial, mantida pela Prefeitura. Com isso, ao atender as recomendações do Corpo de Bombeiros Militar, o Poder Executivo definiu espaço para banho com demarcação e sinalização. Dentro da área delimitada, segundo o sargento Hélio de Souza Araújo, passaram mais de mil pessoas por dia.

“Nós temos um público já consciente, de anos anteriores, em que o Corpo de Bombeiros vem trabalhando. O pessoal, na maioria, está obedecendo a área de embarcação, a área do porto e também a área de banho. O nosso trabalho está sendo de conscientizar as pessoas a respeitarem esses limites”, relatou o sargento. “Quanto mais o banhista respeitar os limites, melhor e mais seguro é para todos”, completou o bombeiro militar.

A funcionária pública Ângela Paula Pereira saiu de Xambioá para curtir a praia em Araguanã, com três filhos, e afirmou ter escolhido o local por causa da segurança como um todo, a exemplo de água rasa e presença dos bombeiros e dos guarda-vidas civis.

“A gente vem procurar um melhor ambiente para as crianças, pelo fato de a praia ser um pouco mais rasa e ter menos correnteza. Também há a segurança dos bombeiros, que estão sempre alertando a gente”, afirmou.

O zootecnista Sérgio Ribeiro, que é de Paraíso do Tocantins, trouxe a esposa e o filho pequeno. Ele revelou que todo ano vem a Araguanã, pontuando positivamente questões como demarcações e presença de bombeiros e guarda-vidas civis.

“Está bem seguro aqui, com a presença dos bombeiros, e isso é muito bom. Todos ficamos mais tranquilos. Está melhorando cada vez mais”, destacou o zootecnista.

As equipes estiveram também na Praia da Gaivota, em Araguacema, onde estima-se que estiveram cerca de 3 mil pessoas no final de semana. O CBMTO ainda se fez presente na Praia do Prata, na Praia das Arnos e na Praia do Caju, em Palmas. Em Caseara, na Praia da Ilha; e em Porto Nacional, na Praia de Porto Real, também houve atuação das equipes de bombeiros militares e guarda-vidas civis.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Equipe de bombeiros militares em atuação na Praia Grande, em Araguanã – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Guarda-vidas civis contratados pela Prefeitura de Araguanã ajudam na manutenção da segurança na praia – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Ângela e os filhos optaram pela segurança da praia em Araguanã – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Zootecnista Sergio Ribeiro com o filho na praia, onde se sentem mais tranquilos – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte to
você pode gostar também