Futebol: o que esperar dos Campeonatos Estaduais em 2024?

O ano de 2024 chegou e o futebol brasileiro começa a se reaquecer. Após a pausa com o final do Brasileirão, a temporada começa com a tradicional Copinha, a maior competição de base do país. Porém, as equipes principais começam a se apresentar nos Campeonatos Estaduais. Confira a seguir o que você pode esperar os estaduais neste ano!

Campeonato Paulista:

Paulistão é um dos estaduais mais aclamados do país, com quatro clubes muito tradicionais. O atual campeão, Palmeiras, briga para manter o título e busca um tricampeonato, que não acontece desde 2019. O São Paulo, campeão da Copa do Brasil, busca atrapalhar essa trajetória, assim como o Corinthians e o Santos, que volta a campo após o rebaixamento para a Série B do Brasileirão.

Campeonato Carioca:

Campeonato Carioca reúne grandes forças do futebol nacional, mas costuma começar com times alternativos dos seus principais clubes. O Fluminense busca o tricampeonato, mas terá que superar o Flamengo, que busca um ano melhor que 2023, Botafogo e Vasco, dupla que promete muito investimento para a temporada e deve dar trabalho para os rivais.

Campeonato Mineiro:

Em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro são os representantes do estado na elite do futebol brasileiro, mas o América-MG foi finalista em 2023 e pode surpreender no Campeonato Mineiro. O Galo busca o quinto título consecutivo, enquanto o Cabuloso quer voltar a vencer o estadual e conquistar o primeiro título após a Série B de 2022.

Campeonato Gaúcho:

Campeonato Gaúcho também é uma potência entre os estaduais do Brasil, com três representantes na elite do futebol: GrêmioInternacional e Juventude. O Imortal carrega uma sequência de seis títulos seguidos do Gauchão, enquanto o Colorado está há três anos sem chegar na final e quer voltar a levantar a taça mais cobiçada do Rio Grande do Sul, após oito anos.

Campeonato Catarinense / Campeonato Paranaense

Ainda na região sul do país, Santa Catarina voltou a ter um representante na elite com o acesso do Criciúma, que o atual campeão estadual e vai defender esse título em 2024. No Paraná, o Athletico-PR saiu vencedor em 2023 e também vai lutar para manter essa conquista nesta temporada.

Campeonato Baiano:

Campeonato Baiano conta com dois representantes na Série A do Brasileirão: Bahia e Vitória. O Tricolor de Aço, que conta com investimentos estrangeiros para a temporada, defende o título conquistado em 2023. Por outro lado, o Leão da Barra quer voltar a vencer o estadual após sete anos da última conquista.

Campeonato Cearense / Campeonato Mato-Grossense / Campeonato Goiano:

Os Campeonatos CearenseMato-Grossense e Goiano contam com FortalezaCuiabá e Atlético-GO como representantes na elite do futebol brasileiro. Todos os clubes citados são os atuais campeões de seus estaduais e vão brigar por mais uma conquista.

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também
×