Tributo a Marília Mendonça expõe climão entre sertanejos e família da cantora; entenda
O noite foi movimentada na madrugada de terça-feira (6), depois que Gustavo, filho da sertaneja Marília Mendonça, ameaçou expos os bastidores de tudo o que viveu após a morte da irmã, em 2021. A postagem aconteceu depois que alguns sertanejos se recusaram a participar do tributo à cantora, aprofudando a tensão entre a família da homenageada e alguns nomes tidos como amigos de Marília.
“Eu estou cansado. E bom que o assunto não morra, já que tem gente que não quer que ele morra. Quando eu decidir abrir a merda da minha boca pra falar, eu juro que não vou deixar nada pra trás. Tudo de horrível que fizeram e que eu guardo desde sempre, tudo que vivi calado com a Marília eu vou falar. Então, não esfriem o assunto”, disse nas redes sociais, em mais um capítulo da guerra fria instaurada entre nomes da música sertaneja.
“Que minha cabeça role, que meu sangue escorra no chão, mas a minha guerra é correr atrás de cada gota de suor que minha irmã derramou pra encher bolso de pessoas. Então, esperem que vocês vão saber porque essa é minha guerra”, continuou ele, em tom de revolta.
Entenda a treta
O mal estar da família de Marília Mendonça com parte da clássica sertaneja ficou mais evidente depois do lançamento do This Is Marília Mendonça, evento de tributo à cantora no Allianz Parque, em São Paulo, marcado para 5 de outubro e organizado pelo Spotify . A ideia é relembrar os sucessos da cantora, que morreu em novembro de 2021 após trágico acidente aéreo.
O line-up conta com nomes como Alok, Jão, Ludmilla, Luísa Sonza, Luiza Martins, Murilo Huff, Péricles, Xamã, Yasmin Santos e Zé Neto e Cristiano.
O evento também foi criado porque Marília continua sendo grande destaque da música sertaneja, e recentemente se tornou a artista mais ouvida da história do Spotify no Brasil, e a a primeira artista brasileira a alcançar mais de 10 bilhões de streams.
Maiara & Maraisa recusam convite
As irmãs Maiara e Maraisa, amigas de Marília, optaram por recusar o convite alegando que a morte da amiga ainda é dolorosa, e que o tributo seria um momento com o qual elas não conseguiriam lidar.
“Tem muita gente questionando nossa ausência no This Is Marilia Mendonça. Para quem não sabe, foi no Allianz que lançamos a tour Festa das Patroas, foi no Allianz que sonhamos subir as três no palco e seria lá que iríamos realizar o projeto de nossas vidas”, afirmaram, frisando que ainda sentem a dor de não ter mais a amiga do lado. “Somos fortes e conseguimos suportar muitas dores, mas esta ainda não nos sentimos capazes. Perdão, ainda temos uma ferida aberta e estar neste palco, olhar para o lado e não ver a Marília é algo acima do suportável para nós, como seres humanos”.
Torta de climão
A recusa causou estranheza entre os fãs de Marília e – aparentemente – entre os familiares da cantora. A reação inicial de João Gustavo e dona Ruth, irmão e a mãe da cantora, respectivamente, foi parar de seguir as cantoras nas redes sociais.
Em meio à polêmica, dona Ruth postou uma mensagem reflexiva que foi interpretada como uma indireta às duas: “São nos momentos que mais precisamos que descobrimos os verdadeiros amigos que conhecemos com quem realmente podemos contar”.
Posteriormente, ela minimizou a polêmica. “Os que recusaram têm os motivos deles, e eu estou passando aqui para agradecer os que aceitaram. Os que recusaram, se mudarem de ideia, serão bem-vindos. Não temos polêmicas, não existe isso, está tudo bem”, declarou.
Gustavo confirmou, contudo, que o unffolow foi motivado pela recusa do convite. “É uma coisa bem óbvia, já fala por si. Mas não quero tirar o foco do evento. Parei de seguir outros artistas que foram travados de participar. Nesse momento a gente vê quem tá com a gente, quem abraça, quem quer fazer mesmo que esse legado continue”, explicou para o colunista Léo Dias.
Baixas no lin-up
Depois de Maiara & Maraisa, as duplas Hugo & Guilherme e Henrique & Juliano também comunicaram que não irão participar da homenagem. Confira os posicionamentos:
“Nos colocamos à disposição de fazer, mesmo com aperto no peito, infelizmente nossa resposta foi dada num prazo impossível de se adequar aos tempos do evento. Ninguém nos pediu para não participar, inclusive a Work Show está trabalhando junto ao Spotify neste evento há pelo menos dois meses. Amamos a Marília, respeitamos a sua família, respeitamos nossos fãs e temos certeza que o Spotify fará uma homenagem linda.”, disseram Hugo e Guilherme.
Já Henrique e Juliano deram indireta no comunicado. “De jeito nenhum a gente participaria desse evento. Primeiro é que a gente sempre acreditou que homenagem se presta em vida. Tenho certeza de que quem acompanhou a história da Marília Mendonça, quem acompanhou a história do Henrique e Juliano, viu que nós fizemos todas essas homenagens pra ela em vida. Mas tem algumas coisas nos bastidores assim… De como surgiu esse convite, que é melhor nem entrar nesse tema. Não estamos confortáveis em fazer parte disso”.