Sisu 2023: inscrições terminam nesta sexta-feira; saiba como participar

Programa seleciona alunos para universidades públicas. Candidato precisa ter feito o Enem 2022 e tirado nota superior a zero na redação.

Nesta sexta-feira (24), às 23h59, termina o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre. O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.

Para participar, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu e selecionar duas opções de curso. É necessário ter feito o Enem 2022 e tirado nota superior a zero na redação.

Já se inscreveu? Ainda dá para mudar de curso

 

Ao longo do período de inscrição, o sistema mostra diariamente, sempre à meia-noite, as notas de corte parciais em cada curso. A partir delas, o candidato pode ter uma noção dos cursos em que terá mais chance de ser aprovado. É possível editar suas escolhas quantas vezes quiser. (entenda mais no vídeo do início da reportagem)

Mas, atenção: o Sisu considerará as duas opções que estiverem marcadas às 23h59 desta sexta-feira (24). Ou seja: se quiser mudar, a hora é agora.

Como funciona a inscrição no Sisu:

 

  • LOGIN: Na página do Sisu, clique em “Fazer Inscrição” e, na próxima tela, clique em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.

 

Sisu: tela de login para fazer a inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela de login para fazer a inscrição — Foto: Reprodução/Inep

  • DADOS: Antes de começar, confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. É possível alterar esses dados a qualquer momento.

 

Sisu: tela de confirmação dos dados — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela de confirmação dos dados — Foto: Reprodução/Inep

  • INSCRIÇÃO: Na tela “Minha inscrição”, você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar a sua inscrição ao longo de todo o processo. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

 

Sisu: tela para iniciar a inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela para iniciar a inscrição — Foto: Reprodução/Inep

  • PESQUISA DE VAGAS: É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. A recomendação é consultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).

 

Sisu tela 5 — Foto: Reprodução/Inep

Sisu tela 5 — Foto: Reprodução/Inep

  • DETALHES SOBRE AS VAGAS: Ao clicar no curso, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis.

 

Sisu: conhecendo as vagas — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: conhecendo as vagas — Foto: Reprodução/Inep

  • MODALIDADE: Leia com atenção as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações exigidas para comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

 

Sisu: leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso  — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso — Foto: Reprodução/Inep

  • CONFIRMAÇÃO: Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na ato da matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

 

Sisu: confira os dados e confirme sua inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: confira os dados e confirme sua inscrição — Foto: Reprodução/Inep

  • CONCLUSÃO DA INSCRIÇÃO: Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode mudar a suas opções durante todo o período de inscrições do Sisu.

 

Sisu: inscrição concluída — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: inscrição concluída — Foto: Reprodução/Inep

  • NOTAS DE CORTE: Em Classificação Parcial, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.
  • A nota de corte leva em consideração o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam.
  • Por isso, é preciso ficar atento sempre às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição.
  • A orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode alterar a escolha do curso.
  • ATENÇÃO: Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.

 

Sisu: tela da classificação parcial — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela da classificação parcial — Foto: Reprodução/Inep

🎯 Resultados

 

A lista de aprovados na chamada regular será divulgada no dia 28 de fevereiro.

O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição:

  • exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente;
  • em sua 2ª opção, caso a nota seja alta o bastante, e não tenha sido selecionado na 1ª opção.

 

Para quem conseguiu índices suficientes nas duas opções de curso, o sistema permitirá a matrícula apenas na que foi colocada como prioritária.

Lista de espera: O candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Esta etapa só acontece caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada e estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março.

Cronograma do Sisu

 

  • Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro.
  • Resultados: 28 de fevereiro.
  • Nota considerada: Enem 2022.
Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também
×