Ninho de passarinho encontrado em creche transforma aprendizado de crianças

Tempo estimado para leitura: 2 minuto(s)


Um projeto desenvolvido em uma creche de Palmas tem uma proposta diferente: ensinar sobre a natureza com a ajuda de aves. O projeto Voa, Voa Passarinho começou após as crianças acharem um ninho em uma árvore do Centro de Educação Infantil (Cmei) e acompanharem todo o desenvolvimento do filhote. “Porque eles são tão fofinhos [sic]”, disse a Maria Clara, de quatro anos.

“O professor e o educador tem que ter esse olhar atento para captar e trazer isso para a sal ade aula”, explicou a professora Carla Costa.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O tema aves tomou conta da sala de aula desde o início deste ano. Pelo menos 60 crianças, com idades entre 4 e 5 anos, estão aprendendo juntos sobre a natureza. “O passarinho da minha casa botou dois ovos. Um dia ele vai embora e depois volta”, contou Paulo Filho, de cinco anos. “É assim, não pode mexer porque pode quebrar o ovo”, disse Eloah Nascimento.

O aprendizado tem reforço de livros temáticos e o cantinho dos ninhos foi criado para estimular o desenvolvimento. O projeto deu tão certo que os pais dos alunos também começaram a participar.

Pra envolver ainda mais os alunos e pais, a creche ganhou a companhia de um pintinho. O Piu-Piu, nome escolhido pelas crianças, vai para a casa das crianças. Quem ganha a companhia da ave tem que fazer um relatório junto com os pais sobre a experiência.

A novidade já causou bons reflexos no aprendizado. “As crianças ficaram mais participativas, atentas, começaram a interagir mais durante as aulas. Então, tem sido bastante positivo o resultado do projeto”, contou a professora Franceli Costa Cavalcante.

Fonte G1 Tocantins
você pode gostar também
×