Prefeitura vistoria 29 estabelecimentos nas Praias da Capital no fim de semana

Tempo estimado para leitura: 3 minuto(s)


Visa Palmas e vários órgãos de fiscalização do Município realizaram as ações que têm a intenção de garantir o cumprimento das medidas preventivas e de enfrentamento à Covid-19

A Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) e órgãos parceiros fiscalizaram neste final de semana 29 estabelecimentos nas praias da Graciosa, das Arnos, do Cajú e Prata, na Capital. A maioria dos bares e restaurantes estavam fechados, porém, naqueles estabelecimentos que estavam abertos os fiscais orientaram os comerciantes e frequentadores sobre as medidas de prevenção da Covid-19, com base nos últimos decretos instituídos pelo Executivo Municipal, referentes à proibição da venda de bebidas alcoólicas nesses lugares.

Além disso, durante sábado e domingo, 25 e 26, o órgão monitorou 34 estabelecimentos na Avenida Palmas Brasil Norte, sendo que nove estavam abertos e sem venda de bebidas ou aglomeração. Já na Palmas Brasil Sul apenas as sorveterias estavam abertas e sem aglomeração.

Também teve fiscalização na Avenida comercial da Arse 122 (1206 Sul), em que, segundo a Visa Palmas, somente dois comércios estavam abertos e neles foram repassadas as orientações sobre educação sanitária e também a proibição da venda de bebidas alcoólicas.

Os agentes da Visa Palmas atuam em parceria com os fiscais de Obras e Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), da Defesa Civil, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e os agentes de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e ainda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem). Os agentes se revezam com rondas que são distribuídas diuturnamente por toda cidade.

Ação na Pandemia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 19 de março, até a última sexta-feira, 24, a Visa já realizou 1727 atendimentos telefônicos relacionados à pandemia, 4 604 orientações por telefone. Também realizou 1.241 rondas e atendimentos, recebeu 345 denúncias e expediu 431 documentos decorrentes de ações fiscais.

A Fiscalização Urbana e a Visa Palmas estão à frente das ações de vistoria que têm a intenção garantir o cumprimento das medidas preventivas da Prefeitura de Palmas no enfrentamento à Covid-19. Nos últimos dias, esse trabalho foi intensificado em razão do Decreto Municipal nº 1.917, publicado no dia 26 de junho de 2020 e estendido até o dia 06 de agosto, proibindo o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, distribuidoras, estabelecimentos afins e espaços públicos.

A população também pode contribuir e fazer denúncias ao notar qualquer tipo de desordem ou aglomeração em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas ou em eventos privados que coloquem em risco a segurança sanitária. As denúncias podem ser feitas por meio do canal de atendimento 153 ou pela Ouvidoria Municipal, no telefone 0800-6464-156.

Fonte ocoletivo
você pode gostar também