Hospital Municipal de Araguaína conquista Prêmio de Melhores Hospitais Públicos do Brasil

Tempo estimado para leitura: 3 minuto(s)


O HMA (Hospital Municipal de Araguaína) foi o único do Estado do Tocantins e o segundo da Região Norte do Brasil contemplado com o prêmio “Melhores Hospitais Públicos do Brasil”, que avaliou a qualidade, eficiência e satisfação dos serviços prestados à população. A premiação inédita foi realizada pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde), nessa terça-feira, 8, em Brasília (DF).

A iniciativa teve como objetivo reconhecer a eficiência de instituições hospitalares que funcionam por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). “É uma satisfação enorme poder estar aqui representando Araguaína e receber esse reconhecimento que é tão importante, principalmente para nós que atendemos ao SUS, sistema que é a sustentação da saúde desse país”, disse o prefeito Wagner Rodrigues, ao receber o certificado.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Dentre os 40 hospitais avaliados no ranking, o Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado ficou em 22º lugar, na mesma colocação que outras duas instituições de São Paulo (SP): Hospital Estadual Sapopemba e Hospital Geral do Grajaú.

Critérios avaliados

Para a premiação, a eficiência foi medida por meio da produção hospitalar em relação aos recursos financeiros aplicados e outros eixos também foram analisados; a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos pacientes obtidas no Google Business.

Para a entrega da premiação, a ação também contou com a parceria da Opas (Organização Pan-americana de Saúde), a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e o IES (Instituto Ética Saúde. Durante o evento, em seu discurso a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, destacou um dos diferenciais do Hospital Municipal.

“É uma honra receber esse prêmio e quero dedicar a todos os profissionais que atuam em prol das nossas crianças, pois somos referência em pediatria infantil no Tocantins e nos procedimentos cardíacos pediátricos. Também quero agradecer ao nosso parceiro ISAC (Instituto de Saúde e Cidadania) e principalmente ao prefeito que trata a saúde pública como prioridade”, disse Ana Paula.

Reconhecimento nacional e internacional

O HMA além de estar entre os Melhores Hospitais Públicos do Brasil, em 2021, conquistou o selo Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, o mais alto do programa com sede no Canadá, que tem como foco o atendimento humanizado, boas práticas assistenciais e a governança clínica.

Sobre o hospital

O HMA conta com uma equipe de 350 profissionais é referência e especializado em pediatria, nessa área oferece serviços de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cirurgias cardíacas pediátricas e de alta complexidade. Para o funcionamento, o local dois centros cirúrgicos, dez leitos de UTI, sete leitos de isolamento e 62 leitos de enfermaria.

A instituição também disponibiliza exames de análises clínicas, radiografia, ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e são realizados externamente ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada.

Neste ano, o HMA realizou mais de 290 cirurgias, cerca de duas mil internações e mais de 30 mil exames. No período de 2019 até novembro deste ano, foram realizadas 160 cirurgias cardíacas pediátricas. (Da assessoria de imprensa)

Fonte clebertoledo
você pode gostar também
×