Araguaína é elogiada por representantes da Índia, Rússia e África do Sul durante premiação no RJ

Wagner foi o único prefeito da Região Norte a receber a premiação internacional.

Tempo estimado para leitura: 3 minuto(s)


O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, foi o único gestor da Região Norte do Brasil a receber o Prêmio Destaque Forúm Imbrics de Boas Práticas em Gestão de Políticas Públicas. A cerimônia foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta última segunda-feira, (17/10). A cidade se destacou na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação.

“Orgulho de estar na condição de prefeito de uma cidade selecionada entre as melhores do País, que sai na frente nos processos tecnológicos. Esse reconhecimento mundial é resultado de um trabalho em equipe e que tem como principal foco melhorar, agilizar e ampliar os serviços prestados à população”, disse Wagner.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Além do prefeito, autoridades dos consulados dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), grupo formado pelos países de mercado emergente, estiveram presentes. O prêmio internacional também foi recebido por dez gestores de outros estados como Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Panará, São Paulo e Santa Catarina.

Local adequado para se investir

Wagner conta que durante o evento, além das inovações tecnológicas em execução no município, outras áreas foram avaliadas de forma positiva e que Araguaína está sendo vista como uma cidade com potencial para o investimento do mercado internacional, principalmente no agronegócio.

”Fomos elogiados pela embaixada Rússa e pelo consulado da África do Sul. Representantes do Consulado da Índia também pretendem visitar Araguaína nos próximos meses, pois consideram nossa cidade um local adequado para se investir. Eles avaliam indicadores como a qualidade de vida que oferecemos aos nossos trabalhadores, a educação com nossas boas escolas, a malha viária, alimentação e o agronegócio na região”, explicou o prefeito.

Diferencial reconhecido mundialmente

O prefeito fez uma apresentação no evento citando que o Município é pioneiro no Marco Legal das Startups, criado em 2021, na disponibilização da lista de serviços na Plataforma Gov.br (2020) e Gov.br Cidades (2022) e na criação de um Sandbox Regulatório, que delimita a área da cidade onde as empresas podem testar seus projetos de inovação de forma desburocratizada.

Foi apresentado ainda a instalação da tecnologia 5G na cidade e outro projeto que será pioneiro no Estado, a construção de uma usina de energia solar, que tem projeto contrato e a licitação deve ser realizada em até dois anos.

Mais agilidade nos serviços

Wagner ainda destacou em sua fala que, em 2019, Araguaína se tornou a 1º cidade do Brasil a decretar a liberdade econômica, em adequação à Lei Federal nº 13.874/19, o que diminuiu o prazo médio de abertura de empresas, sendo um dos menores do Brasil entre as cidades do mesmo porte.

Um dos objetivos da gestão assegurando pelo prefeito é transformar a cidade em uma Smart City, com a digitalização de todos os serviços. “Temos essa meta que queremos cumprir até 2024, pois acreditamos que vai trazer ainda mais agilidade para o cidadão que sempre foi o foco de tudo que fazemos”, afirmou.

Prefeito Wagner foi o único prefeito da Região Norte a receber o Prêmio Destaque Forúm Imbrics de Boas Práticas em Gestão de Políticas Públicas. / Foto: Divulgação
você pode gostar também
×