Araguaína admite que casos de Covid-19 divulgados nesse sábado não refletem a realidade; cidade tem 86% das UTIs ocupadas

Em seu Boletim Epidemiológico desse sábado, 13, a Prefeitura de Araguaína reconheceu que os 29 novos casos de Covid-19 divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde para a cidade não refletem a realidade do município, que vem diariamente apresentando números na casa dos três dígitos. Conforme a prefeitura, essa subnotificação se deve à incapacidade temporária de realização de testes PCR-RT do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Retificados futuramente

O município diz que os dados “serão retificados futuramente”. O laboratório informou na sexta-feira, 12, que está desabastecido de insumos necessários para análise das amostras de pacientes suspeitos para Covid-19.

86% dos leitos de UTI ocupados

Com todo o comércio aberto, Araguaína tinha nesse sábado 86% os leitos de UTI e 62% dos leitos clínicos ocupados. A cidade tem 2.830 casos de Covid-19, que já matou 32 pessoas.

Divulgação suspensa

A Prefeitura de Araguaína alegou a falta de insumos anunciado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) para abastecimento e aquisições dos kits do teste de RT-PCR para suspender temporariamente a divulgação de novos casos da Covid-19 no município. O argumento é que a medida visa “evitar falsa sensação de segurança, já que, sem essa análise, o registro de crescimento da doença ficará comprometido”.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte clebertoledo
você pode gostar também
×