Araguaína adianta plano de contingência e terá unidade de referência para casos suspeitos de varíola dos macacos

A secretaria de Saúde de Araguaína, região norte do estado, definiu uma Unidade Básica de Saúde para ser referência de […]

Tempo estimado para leitura: 2 minuto(s)


A secretaria de Saúde de Araguaína, região norte do estado, definiu uma Unidade Básica de Saúde para ser referência de atendimento dos pacientes com varíola do macaco, mesmo não havendo nenhum caso confirmado até agora. Com a confirmação do primeiro caso no Tocantins, os municípios receberam nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para monitoramento.

Um homem de 32 anos, morador de Nazaré, no norte do Tocantins é o primeiro paciente infectado com o vírus Monkeypox. Segundo a Secretaria de Saúde do município informou nesta terça-feira (26), ele fez o teste da doença há 15 dias, completou o isolamento e recebeu alta. Após novos exames, não apresentou mais o vírus. A confirmação foi divulgada na segunda-feira (25).

-- Publicidade --

-- Publicidade --

De acordo com prefeitura, o plano de contingência definiu que pessoas com sinais ou sintomas suspeitos da monkeypox deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo a sua residência para avaliação médica. Se for necessário, paciente deverá ser encaminhado para a Unidade Palmeiras do Norte, localizada na Rua das Carmélias, no Setor Palmeiras do Norte, escolhida para ser referência de atendimento dos casos.

Sintomas e transmissão

A varíola dos macacos apresenta sintomas parecidos com da gripe, como febre, dor de cabeça e no corpo, calafrios, e exaustão. Esses sintomas persistem por três dias ou mais. Após esse período, surgem lesões na pele que passam por diversas fases até virarem crostas que caem no estágio final.

A doença pode ser transmitida das seguintes formas: contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, além de contato físico e íntimo.

A prefeitura ressaltou que mesmo com a definição do plano de contingência, haverá mais reuniões e capacitações para implementação da atuação dos profissionais.

G1 Tocantins

Fonte gazetadocerrado
você pode gostar também
×