Fome atingiu 19 milhões de brasileiros em 2020, aponta levantamento

Segundo estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 55,2% dos domicílios apresentaram insegurança alimentar

Tempo estimado para leitura: 1 minuto(s)


Em 2020, 19 milhões de brasileiros sofreram com a fome, de acordo com um levantamento feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBPSSAN). Os dados são referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, quando ainda estava em vigor o Auxílio Emergencial.

Uma pessoa é considerada em situação de fome quando há insegurança alimentar grave. De acordo com o levantamento, o total de brasileiros nesta situação, 19,1 milhões, representa 9% da população do país.

Esse patamar de insegurança alimentar grave é equivalente aos números de 2004, o que significa que o país regrediu quase duas décadas no combate à fome.

O Norte do país é onde mais se registrou pessoas vivendo em situação de fome. Segundo o estudo, 18,1% dos lares da região vivem em insegurança alimentar grave. No Nordeste, 13,8% dos lares vivem nesta situação, de acordo com o levantamento.

Ao todo, 116 milhões de brasileiros – 55,2% dos domicílios – têm algum grau de insegurança alimentar, o que pode significar fome ou falta de alimentos ocasionalmente.

Fonte cnnbrasil
você pode gostar também