Google Maps vai mostrar rotas 3D imersivas com uso de IA

O Google Maps deve ganhar recursos de navegação mais imersivos e visuais com o uso de inteligência artificial. A empresa apresentou um conjunto de ferramentas melhoradas para geolocalização durante a conferência Google I/O 2023.

O aplicativo terá uma novidade de visualização imersiva para rotas que permitirá simular cada parte do seu trajeto antes de partir, seja de carro, a pé ou de bicicleta. Isso significa que um usuário poderá ver não somente a rota no mapa, mas também as ruas, calçadas, estacionamentos, cruzamentos e tudo mais que tiver no caminho.

via GIPHY

Outra inovação interessante é a simulação de tráfego na área. O Maps resgata informações passadas e usa um algoritmo de análise para exibir quantos carros podem estar na estrada naquele horário ou sugerir um caminho alternativo para evitar congestionamento.

Será possível também obter dados sobre a qualidade do ar e como está o clima no momento de chegada no destino, ideal para viagens mais longas. Isso vai permitir que a pessoa passe protetor solar se o dia estiver ensolarado ou separe o guarda-chuva se o tempo estiver nublado.

IA + Street View + Immersive View

Esses recursos são uma evolução do Immersive View (Visão Imersiva, em português) associado às imagens do Street View e organizado com a IA do Google. A ferramenta já tinha sido apresentada no ano passado, embora de maneira mais restrita, e agora chega a mais grandes cidades — nenhuma do Brasil, infelizmente.

Em fevereiro, o Google já tinha antecipado parte desse recurso com as “orientações visualizáveis” (glanceable directions, em inglês). O app passou a entregar informações mais úteis para rotas estabelecidas de quem caminha, pedala ou está no transporte público, sem precisar ficar olhando para o celular o tempo inteiro.

via GIPHY

A parte interessante é que todos as novidades poderão ser usadas por desenvolvedores a partir de uma API de integração do Maps. Dá até para gerar uma rota imersiva a partir de um site ou de um app, sem precisar estar conectado ao serviço do Google.

Um dos usos citados na conferência I/O 2023 seria no aluguel de lojas ou residências. Proprietários poderiam integrar a API Aerial View para mostrar aos locatários como é a propriedade, a vizinhança e as possíveis rotas de chegada até o local.

Mapas em 3D fotorrealistas

Quem trabalha com mapas 3D deve celebrar as novidades do Maps. Uma API permitirá testes com uma versão experimental de imagens tridimensionais e fotorrealistas de áreas das cidades e do campo.

Em vez de ver apenas uma foto chapada na tela, as pessoas podem checar a altura dos prédios, caminhar pelas ruas com avatares, tours imersivos por parques naturais ou fazer “voos virtuais” sobre pontos turísticos.

via GIPHY

A criatividade ficará nas mãos dos desenvolvedores, que poderão usar essa tecnologia de mapas 3D para diversas finalidades profissionais ou para lazer. Vale lembrar que tudo isso será integrado com aqueles tradicionais cards informativos do Google, que mostram o nome dos locais, a avaliação dos usuários e outros dados úteis.

O Google não estabeleceu um prazo de lançamento das novidades, nem sequer de versões prévias de teste. Dessa forma, é possível que se trate de algo ainda em desenvolvimento e sem data prevista para chegar ao público.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte canaltech
você pode gostar também
×