Criar imagem falsa realista é fácil para inteligência artificial, diz especialista

Imagem do papa com casaco fashion, feita por este mecanismo, viralizou nas redes sociais no final de semana

A publicação de uma “fotografia” do papa Francisco com um casaco estiloso, confundiu os usuários de redes sociais. Muitos chegaram a acreditar, em um primeiro momento, que o pontífice havia realmente usado o item fashion, ou que estava cantando em um show.

Essas foram algumas das montagens — feitas por inteligência artificial — que viralizaram no final de semana. Nas imagens, dá para perceber que o papa aparece em diferentes contextos que foram manipulados.

CNN ouviu neste domingo (26) Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Inovação, que falou sobre inteligência artificial, dos riscos e como evitar cair em fake news.

Segundo Igreja, as imagens são realmente impressionantes, especialmente a que viralizou e acabou enganando muitas pessoas. “Tudo isso não passava de uma brincadeira. As fotos foram postadas em um fórum e aí viralizou via Twitter e outras redes sociais”, disse.

Igreja explicou que fazer esse tipo de foto atualmente é muito fácil. Ele destacou o lançamento do ChatGPT – programa que faz criação de textos e outras tarefas. “Desde o ano passado existem uma geração de ferramentas em que as pessoas conseguem, com muita facilidade, e gerar textos, imagens e vídeos de milhares de versões”, pontua.

O especialista enfatizou que se a pessoa apenas digitar no computador “papa Francisco estilo rapper”, ou “jogador de NBA”, por exemplo, vai gerar essa imagem sem o usuário precisar ter feito nada.

Veja a entrevista na íntegra no vídeo acima.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também
×