TRE-SP importa mais de 4 milhões de dados biométricos em parceria com Denatran

Para quem não tem a biometria cadastrada em nenhum dos bancos de dados, o voto vai poder acontecer normalmente com a identificação tradicional

Durante simulação de fluxo de votação realizada no Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) nesta terça-feira (20), a secretária de planejamento Regina Rufino afirmou que quatro milhões de dados biométricos foram importados ao sistema eletrônico por meio de uma parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Com isso, mesmo sem o eleitor ter feito o cadastro biométrico no TRE, eles confirmam a identidade pela biometria no momento do voto pelos dados enviados pelo Denatran”, afirmou.

Para quem não tem a biometria cadastrada em nenhum dos bancos de dados, o voto vai poder acontecer normalmente com a identificação tradicional, por meio de um documento com foto, que poderá ser físico ou no celular.

Outra novidade neste ano, é uma mesa de apoio que ficará ao lado da cabine de votação. Ela servirá para que o eleitor deixe o celular desligado quando for para a cabine.

“Qualquer equipamento que possa colocar em risco o voto deve ser desligado antes que o eleitor se dirija a cabine de votação. Caso ele não desligue ou não queira deixar na mesa de apoio, ele será convidado a voltar depois sem celular. Se ele insistir, a orientação é que aguarde o juiz eleitoral e em último caso a autoridade policial pode ser chamada”, reforçou Regina.

Durante a simulação, cada pessoa demorou cerca de 1 minuto desde a identificação até a confirmação do voto.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também
×