PrevIncêndio de Palmas elenca cuidados para diminuir as queimadas

Começou o período de estiagem em Palmas. Os meses que se aproximam são os mais secos da estação. Agosto, setembro e outubro estão entre os que mais registram focos de queimadas na Capital. Por isso, o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas (PrevIncêndio) elencou alguns cuidados que a população deve tomar para evitar a disseminação de focos de calor e proteger a saúde de todos os cidadãos.

O superintendente da Defesa Civil do Município, Bruno Maciel, ressalta que a região está entrando num período de ventos muitos fortes e que qualquer descuido pode iniciar um incêndio, tanto na zona urbana como na rural, uma vez que o calor, a estiagem e a vegetação do cerrado contribuem, consideravelmente, para que isso aconteça.

Denúncia

A população pode acionar a Guarda Metropolitana Ambiental (GMP Ambiental) e a Defesa Civil/Brigada PrevIncêndio pelo número 153, tanto para denunciar alguém que esteja colocando fogo, como para solicitar os serviços de combate ao foco de calor. A Defesa Civil também pode ser chamada pelo número (63) 9 9242 3285, ou via whatsapp (63) 9 9242 3285.

Cuidados

Jamais atear fogo em área de vegetação ou roçado sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental.

Manter aceiros nas propriedades rurais e estar sempre atento a qualquer surgimento de queimada.

Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação.

Não usar o fogo como agente de limpeza em qualquer local, nem mesmo para renovar a pastagem.

Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação, este tipo de material deve ser destinado para o local certo, e não queimado.

Não jogar “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade, devido à baixa umidade do período de estiagem.

Ter o máximo de cuidado na hora de acender fogueiras, velas, lamparinas e lampiões nos acampamentos. Só acender fogueiras em local limpo e sem nenhuma vegetação. Quando for deixar o acampamento certificar-se de que as brasas já foram apagadas e resfriadas, e preferencialmente enterrar os resquícios da fogueira.

Não soltar balões, além de ser perigoso, é crime. O balão pode cair ainda aceso em áreas de vegetação, ocasionando um incêndio florestal.

Lembre-se que é crime provocar incêndios em área de vegetação ou causar poluição que afete a fauna e a flora.

Em situações em que o incêndio já começou, será necessário que o combate seja iniciado o mais breve possível, portanto, acione a Defesa Civil/Brigada PrevIncêndio pelo número 153.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte portalstylo
você pode gostar também
×