Membros da Academia fazem reuniões de emergência para decidir se retiram Oscar de Will Smith, diz jornal

Informação chega junto ao primeiro comunicado da Academia que cita o nome do ator e admite que ‘chamou o VAR’: ‘Iniciamos oficialmente uma revisão formal’

A coisa pode realmente complicar para Will Smith depois de o ator finalmente ganhar o primeiro Oscar de sua carreira. A Academia tem feito reuniões de emergência com seus membros para decidir se vai retirar a estatueta do astro de ‘King Richards: Criando Campeãs’ após a agressão a Chris Rock.

As informações foram publicadas pelo site da revista People e pelo Daily Mail. Os integrantes da Academia têm se reunido de forma virtual para decidir se irão retirar o prêmio inédito conquistado por Will Smith.

A notícia vem junto com o posicionamento oficial da entidade, que citou o nome do ator de 53 anos pela primeira vez, e admitiu fazer uma “revisão formal” da treta.

Will Smith deu um tapa em Chris Rock no Oscar 2022 (Foto: Getty Images)

À revista People, uma fonte da indústria confirmou que o debate sobre retirar o prêmio está em pauta entre os membros. Primeiramente, as pessoas que vão tomar a decisão quiseram saber se Chris Rock estava bem e se ele prestaria queixa; a polícia de Los Angeles disse que o comediante não quis acusar o ator. A fonte acrescenta que “remover o prêmio de Will foi definitivamente discutido de forma séria”.

A pessoa diz, ainda, que esse tipo de decisão não pode ser tomada em uma “fração de segundo” e que todos precisam medir as consequências de cada ação.

Os chefões do Oscar, aponta o Daily Mail, estão divididos sobre a decisão, principalmente porque a agressão de Will Smith quebraria um dos códigos de conduta da cerimônia.

O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria cinematográfica, reforça a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”.

Bradley Cooper consolando Will Smith no intervalo do Oscar 2022 após a agressão cometida contra Chris Rock no palco do evento (Foto: Getty Images)

Ao The Sun, uma fonte afirmou que uma reunião de emergência foi chamada assim que a cerimônia terminou. “Houve pedidos para que Will fosse removido do seu título de Melhor Ator. Eles não podem ser vistos tolerando a violência de forma alguma e há algumas pessoas na Academia que acreditam que deveriam remover o prêmio dele para marcar posição. Outros, no entanto, acreditam que ele deveria seguir com a estatueta”, diz.

Em meio às notícias sobre as reuniões de emergência, a Academia citou pela primeira vez o nome do ator em nota e disse estar fazendo uma “revisão formal” da situação, quase como um VAR de toda a treta.

“A Academia condena as ações do Sr. Smith no show de ontem à noite. Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia”, disse a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em comunicado.

A reação inicial de Will Smith e Jada Pinkett Smith à piada de Chris Rock no Oscar 2022 (Foto: Reprodução)

A treta

Will subiu ao palco e deu um tapa no rosto do comediante por ele ter feito uma piada com Jada Pinkett Smith, sua esposa, durante o Oscar. Por se tratar da maior cerimônia de premiação do cinema, muita gente achou que poderia ser encenação, o que foi descartado logo depois.

Chris Rock, que é criador da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, estava fazendo uma apresentação de comédia no palco quando fez menção a Jada. “Sabe quem tem o trabalho mais difícil nesta noite? O Javier Bardem e sua esposa [Penélope Cruz] – ambos foram indicados. Agora, se ela perder, ele não pode vencer. Ele está rezando para o Will Smith ganhar. Senhor”, brincou o humorista, antes de dizer: “Jada, amo você, mal posso esperar pelo ‘Até o Limite da Honra 2′”.

Denzel Washington conversando com o amigo Will Smith após o ator agredir Chris Rock na cerimônia do Oscar 2022 (Foto: Getty Images)

O comentário fez alusão ao cabelo raspado da atriz, que adotou o estilo por causa de uma doença autoimune. Por isso, o desconforto dela e do marido premiado por ‘King Richard: Criando Campeãs’ na hora da piada feita por Chris Rock.

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também
×