Araguaína acompanha novas recomendações do Estado e estende horário de funcionamento do comércio

edição 2.265 do Diário Oficial de Araguaína trouxe um novo decreto do prefeito Wagner Rodrigues (SD) para aderir “às recomendações e políticas públicas estadual e federal” de combate à Covid-19. O município soma 22.500 casos da doença – 144 confirmados somente no boletim de terça-feira, 16 -, 284 pessoas já morreram na cidade.

Horário de funcionamento estendido

Conforme sugerido pelo Estado, o novo decreto estende o horário de funcionamento dos estabelecimentos, que poderão atender até as 23 horas com tolerância máxima até a meia-noite. Com esta mudança, o horário limite para a circulação de pessoas nas ruas também foi alterado, passando para as 0h30.

Contraponto

Apesar da flexibilização no horário, o consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais e áreas públicas continua proibido e com uma multa maior caso a regra seja descumprida, chegando a R$ 1,5 mil, além de cinco dias de interdição em casos reincidentes e o responsável pelo estabelecimento podendo responder por crime contra a ordem e a saúde pública. Limite de ocupação em até 50% da capacidade máxima, uso obrigatório de máscaras e os demais protocolos sanitários também são exigidos.

Necessidade dos empresários manter os negócios

Em material do município, Wagner Rodrigues esclareceu a decisão. “Nós entendemos a necessidade que os empresários desse tipo de segmento têm para conseguirem manter os seus negócios, mas não podemos relaxar em um período tão delicado quando nossos leitos de UTI ainda estão ocupados quase que em 100%. Só poderemos tornar as medidas mais flexíveis quando isso não oferecer risco à população de Araguaína e nessa hora todos precisamos ser fiscais para garantir o bom funcionamento da cidade”, disse.

Locais públicos

O novo decreto também traz mudanças quanto às regras para o uso de espaços públicos como a Via Lago, Parque Cimba, Complexo Beira Lago, praças e academias ao ar livre, que estavam fechadas. A concentração de pessoas e esportes que exijam o contato físico – futebol em todas as suas modalidades, basquete, lutas marciais – estão proibidas, mas as atividades físicas individuais ou que não dependam de contato com o limite máximo de 4 participantes, distanciamento de 2 metros e com o uso obrigatório de máscara, poderão ocorrer.

Igrejas e supermercados

As igrejas e templos só poderão funcionar até as 22 horas e com assentos individuais com distanciamento mínimo de 1,5 metros. Os supermercados também poderão funcionar até as 22 horas respeitando a quantidade máxima de 50% da capacidade de clientes, o controle de acesso deve ser feito utilizando medidores de temperatura e com a recomendação da distribuição de luvas descartáveis aos clientes. (Com informações da Secom/Araguaína)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte clebertoledo
você pode gostar também
×