Governadores aprovam agenda de vacinas de Pazuello

"Temos um cronograma de entrega de vacinas para os estados mês a mês", disse ao blog o governador do Piauí, Wellington Dias (PT)

Os governadores estaduais receberam com alívio a programação de fabricação e entrega de vacinas apresentada nesta quarta-feira (17) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “Temos um cronograma de entrega de vacinas para os estados mês a mês”, disse ao blog o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). “Até segunda-feira (22) será apresentada a tabela detalhada para o período de abril a julho”, completou.

Outro ponto importante levado pelos governadores à reunião com Pazuello foi o pedido de verba federal para bancar a habilitação de até 15 mil leitos de UTI para atendimento de covid-19. Foi decidido que será mantinda a regra de pagamento por leitos credenciados por 90 dias e serão pagos nesta semana os valores devidos aos estados. “Já estão disponíveis R$ 2,8 bilhões de R$ 5,2 bilhões autorizados”, disse Dias.

“Mesmo mantendo apenas as vacinas já autorizadas pela Anvisa e de entregas com contrato firme com Butantan e Fiocruz, chegamos a 190 milhões de doses”, completou Dias, coordenador do Fórum Nacional de Governadores.

Questionado sobre a requisição administrativa de insumos, que fazia parte da proposta apresentada ao ministro pelos governadors, Dias disse que no momento isso não vai acontecer, pois o ministro afirmou ter um registro de produtos garantindo a entrega de 21 produtos. “O Conass vai tentar solucionar por esse caminho. A não entrega pelo registro de preços é que levaria à requisição administrativa”, afirmou o governador.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte r7
você pode gostar também
×