5 passos para criar um novo hábito

Ser mais saudável, criar uma rotina de organização da casa ou dar vida a qualquer mudança necessária no seu dia a dia é um grande desafio. Para te ajudar a estabelecer metas mais concretas, siga os cinco passos abaixo

Livrar-se de hábitos ruins e criar espaço para novos e bons comportamentos é um desafio. Manias enraizadas no nosso cérebro, muitas vezes, nos fazem tomar ações automaticamente. Dessa forma, eliminar as atitudes ruins que fazemos sem pensar é uma tarefa que exige autocontrole, observação pessoal e, acima de tudo, força de vontade. Abaixo, listamos cinco passos que podem te ajudar a criar um novo hábito.

1. Defina uma deixa
No livro “O poder do hábito”, Charles Duhigg explica que nossas manias mais intrínsecas acontecem em cadeia. Ou seja, para que elas tomem forma, é necessário ter uma deixa, um estímulo que desencadeie um determinado comportamento. Por isso, é importante criar um ponto em comum, que te leve a tomar determinada atitude. Essa deixa pode ser muito simples e até natural, como o fato de sentir fome, observar certo horário do dia ou qualquer outro acontecimento que desperte a necessidade de reproduzir o hábito em questão.

2. Seja específico
Um grande erro na hora de desenvolver hábitos pode ser deixá-los em aberto, não estabelecendo um objetivo atingível. Por exemplo, se você quer inserir mais frutas e vegetais na dieta, seja específico, pensando como, quando e onde. Estabeleça regras como colocar no mínimo dois tipos de legumes no prato em todos os almoços ou comer uma fruta de lanche da tarde. E não se esqueça de programar-se para que isso aconteça: tenha os vegetais em casa e, caso vá comer fora, escolha um restaurante que tenha opções favoráveis para você se comprometer ao novo hábito.

3. Isso faz sentido para mim?
Antes de ter uma meta, reflita se ela é apenas um capricho e se realmente fará diferença na sua vida. Como você pode escolher o hábito que criará, de nada adianta selecionar algo que não faz sentido para a sua rotina e não tem uma conexão imporante com você mesmo. Dessa forma, um novo costume deve ir de encontro a seus maiores objetivos e valores. Se você planeja ter uma vida mais sustentável, eleja novos comportamentos que fazem sentido para o seu estilo de vida. Por exemplo, trocar o carro pela bicicleta não é muito viável para quem mora longe do trabalho, mas o transporte público pode ser uma solução realista e benéfica para o meio ambiente e para você mesmo.

4. Preste atenção no momento da sua vida
Sabe por que a maioria das resoluções de Ano Novo tendem a desandar? Porque mesmo com a chegada de uma nova jornada, não há tranformações muito significativas na vida da maioria das pessoas. Também no livro de Duhigg é mencionado que o momento mais favorável para criar hábitos é quando estamos passando por uma fase de mudanças. Neste caso, o autor exemplifica como mulheres grávidas podem ser um alvo fácil para marcas que querem conquistar clientes fiéis. Isso acontece uma vez que novas necessidades estão surgindo na vida da pessoa, como a compra de acessórios infantis e fraldas, o que as torna mais favoráveis a experimentar coisas novas. Apesar do exemplo ser uma grande transformação, novos cenários podem surgir de diferentes mudanças, como um novo emprego, um relacionamento que está se aflorando e qualquer outra novidade que apareça na sua vida.

5. Não desista
Assim como tudo na vida, o desenvolvimento de um novo hábito tem seus altos e baixos. Por isso, não desanime no primeiro erro. Em média, você precisa de, no mínimo, 21 dias de pura força de vontade para manter um corportamento desejado. Porém há pessoas que podem levar de 66 a 254 dias para concretizar uma nova mania. A informação é de um estudo realizado por Phillippa Lally, pesquisadora associada da Universidade College London, no Reino Unido. “Nós moldamos a curva de formação do hábito. Ela sobe em um primeiro momento e, em algum ponto, alcança um nível em que se torna tão habitual quanto um efeito plateau”, disse ao site The Guardian. Por isso, a grande chave para o sucesso é não contar dias ou colocar um prazo de validade para a sua força de vontade. Quando você menos notar, ela se tornará natural.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte revistacasaejardim
você pode gostar também
×