Após assinar acordo por preservação, governo autoriza mais de 500 pedidos de desmatamento

RESUMO DA NOTÍCIA

  • As 557 autorizações para desmate foram publicadas no Diário Oficial do Tocantins
  • Documento assinado foi o resultado do fórum realizado entre os governadores da “Amazônia Legal”

O Governo do Tocantins publicou na última sexta (2) no Diário Oficial do Estado, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), uma série de “Extratos de Autorização de Exploração Florestal” –557, ao todo.

As medidas permitem ao solicitante desmatar áreas especificadas para explorar a terra. A publicação ocorreu horas após o governador Mauro Carlesse (DEM) assinar um compromisso pela preservação ambiental.

De acordo com o governo estadual, as autorizações publicadas se referem aos requerimentos que já estavam aprovados.

Batizado de ‘Carta de Palmas’, o documento assinado pelo governador foi o resultado do fórum realizado na capital entre os governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal.

De acordo com a carta, os governadores “manifestam firmemente a preocupação com o avanço do desmatamento ilegal na Amazônia Legal e ratificam o compromisso institucional de buscar mecanismos reais que garantam o desenvolvimento sustentável da região”.

Nas autorizações para desmate, há desde aquelas para derrubada de menos de 10 hectares de vegetação, às que superam os 900 hectares. Um hectare é equivalente a um campo de futebol.

Por meio do Naturatins, o governo alegou que as autorizações cumprem com todos os requisitos legais, preservando os percentuais de vegetação nativa, previsto no Código Florestal.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte Yahoo
você pode gostar também
×