Avanço da Covid-19 nos Aurenys e Taquari preocupa MPE e MPF, que querem plano de ação da Prefeitura de Palmas até terça

O crescimento do número de casos da Covid-19 na região sul de Palmas, especialmente nos Aurenys e Taquari, está preocupando os Ministérios Públicos do Tocantins (MPTO) e Federal (MPF). Segundo os órgãos, só nestas localidades foram registrados 209 casos até quarta-feira, 17.

Plano de ação até terça-feira

Por isso, MPE e MPE pediram à Secretaria Municipal de Saúde que remeta até terça-feira, 23, um plano de ação que envolva a busca ativa das pessoas que tiveram contato com os contagiados, bem como atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Mobilidade Urbana com relação à proteção social, já que podem existir famílias vulneráveis, que apresentem dificuldades durante o isolamento de 14 dias, além da intensificação de fiscalização no comércio da região.

Quarentena obrigatória

A promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro contou que os órgãos ainda querem a quarentena obrigatória para casos confirmados e suspeitos e que o município busque todos os contatos, faça a testagem e garanta assistência de saúde e multidisciplinar para essas pessoas, especialmente as mais vulneráveis, que devem ser prioridade na ação a ser implementada para esses bairros.

Maior atenção

O secretário de Saúde de Palmas, Daniel Zemuner, disse aos órgãos que o município já tem dispensado maior atenção às áreas periféricas e que essas regiões dispõem de Unidades de Pronto Atendimento e Unidade Sentinela, responsável pelo gerenciamento de risco à saúde, mas destacou a intenção de implantar, nos próximos dias, mais uma Unidade Sentinela. Segundo ele, também será disponibilizada maior quantidade maior de testes no laboratório municipal, em razão da instalação de mais um aparelho, permitindo assim até 800 exames diários.

Situações mais críticas

Conforme os dados da Semus, a situação mais crítica está no Aureny III, onde foram diagnosticados 74 casos, seguido pelo Taquari com 40 casos, 30 casos no Aureny I, 39 casos no Aureny II e 26 casos no Aureny IV. (Com informações da Ascom MPE)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte clebertoledo
você pode gostar também
×